Vacinação contra a Raiva Animal começa na próxima quarta-feira em Guarulhos


A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, dará início na próxima quarta-feira (1º de agosto) à 42ª Campanha de Vacinação Antirrábica pela Vila Nova Bonsucesso, Vila Carmela, Sadokin, Parque Residencial Bambi e Jardim Fátima. A iniciativa se estenderá até o dia 5 de setembro. Nesse período serão instalados 181 postos na cidade, que funcionarão, em sua maioria, das 9h às 16h, cada dia em uma região diferente, contemplando todo o município. A meta da Secretaria de Saúde para este ano é imunizar mais de 144 mil animais. A relação dos postos com a programação completa está disponível no portal da Prefeitura (guarulhos.sp.gov.br), na área de Saúde.

Devem ser vacinados todos os cães e gatos acima de três meses de idade em condições clínicas saudáveis, incluindo as fêmeas em gestação ou lactação. Animais com a saúde debilitada, subnutridos, em tratamento e aqueles que estiverem em período pós-cirúrgico não devem ser vacinados.

A Campanha de Vacinação é totalmente gratuita e todo material utilizado é estéril, descartável e de uso único. Contudo, em caso de reação alérgica ou surgimento de qualquer sintoma, o responsável pelo animal deve entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses, pelo telefone 2436-3666.

Para evitar acidentes, é importante que o animal seja conduzido até o posto de vacinação por um adulto, com coleira e guia, e que permaneça no local apenas o tempo necessário para tomar a vacina. Aqueles com comportamento agressivo e os de grande porte devem ser levados com focinheira.

Além da Campanha realizada nos bairros, a população também encontra as doses contra a raiva animal durante o ano todo no Centro de Controle de Zoonoses, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Santa Cruz do Descalvado, 420, no Jardim Triunfo (região de Bonsucesso). Exclusivamente durante este mês de agosto, a vacinação estará disponível no CCZ também aos sábados, nos dias 04, 11, 18 e 25, das  9h às 16h.

 

- PUBLICIDADE -