Meta de Guarulhos é vacinar 95% das crianças contra sarampo e meningite

- PUBLICIDADE -

Guarulhos tem como meta imunizar 95% das crianças com a até 1 ano e 3 meses contra o sarampo e meningite na rede municipal de saúde. De acordo com a Secretaria de Saúde, até o mês de maio, o município forneceu quase 29 mil doses contra meningite e outras 23 mil contra o sarampo.

No período entre janeiro e junho do ano passado, a administração municipal revelou que 36.571 doses contra a meningite foram aplicadas e 32.570 contra o sarampo.

A porcentagem para cada vacina está relacionada ao número de doses que cada indivíduo deve receber para ser considerado imunizado, de acordo com a população alvo. Sendo assim, o cálculo da cobertura vacinal da Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), por exemplo, é igual ao número de crianças de um ano de idade vacinadas, dividido pela quantidade de população nessa faixa etária, multiplicado por 100.

Conforme o calendário do Programa Nacional de Imunização, a vacina Meningo C deve ser aplicada em crianças menores de um ano, sendo a primeira dose aos três meses, a segunda, aos cinco meses, bem como uma dose de reforço aos 12 meses. Já a vacina SCR (sarampo, caxumba e rubéola) deve ser aplicada nas crianças aos 12 meses de idade. E a vacina Tetra-Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) dever ser aplicada aos 15 meses de idade.

Antônio Boaventura

[email protected]

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -