EMTU revoga licitação para as obras do corredor de ônibus entre Guarulhos e ABC

- PUBLICIDADE -

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) revogou a licitação para a contratação do projeto executivo do BRT Metropolitano Perimetral Leste, o corredor de ônibus que ligará Guarulhos até a região do ABC paulista. De acordo com a empresa, o motivo foi o equacionamento das questões ligadas a desapropriações, além de adequação de ciclovia, compatibilização dos sistemas operacionais metropolitano e municipal, e principalmente a definição de fontes de recursos orçamentários para a construção do empreendimento.

Dez propostas de empresas e consórcios chegaram a ser analisadas no mês de abril pela EMTU, que contemplavam desde a iluminação ao projeto de implantação do corredor de ônibus, sendo responsável também pela sinalização e instalação das estações.

A obra do corredor seria dividida em dois trechos, sendo o primeiro para inicio em Guarulhos, que contaria com seis estações de embarque e desembarque, com destaque para a possível ampliação do Terminal Metropolitano do Parque Cecap, além de mais 7,7 km de adequação viária entre os trechos da avenida Monteiro Lobato e rodovia Ayrton Senna.

O segundo trecho deverá percorrer a avenida Jacu Pêssego, com 14, 4 km de extensão, previsto para chegar até o Terminal Metropolitano de São Mateus, divisa com a cidade de Santo André, no ABC paulista.

Tucuruvi-Já em relação ao corredor Metropolitano Guarulhos-São Paulo, que ligará o bairro da Vila Galvão até a região do Tucuruvi, a EMTU alegou que o projeto ainda deverá passar por uma revisão. “O projeto executivo deverá passar por revisão para inclusão de ciclovia ao longo do traçado para adequação ao Plano de Mobilidade de São Paulo”.

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -