Prefeitura vistoria obras de infraestrutura no Anita Garibaldi


O prefeito Gustavo Henric Costa, o Guti, visitou nesta quarta-feira (29), a comunidade do Anita Garibaldi, na região do Ponte Alta, que está recebendo melhorias de infraestrutura, como a finalização de seis mil metros de iluminação pública nas vias. Na ocupação, que está em processo de regularização fundiária, estão previstas pavimentações, drenagens, guias e sarjetas em trecho da travessa Irmã Ofélia e nas ruas Carlos Marighela e Capitão Carlos Lamarca, cujos projetos estão em fase de conclusão. As intervenções incluem também a revitalização do campo de futebol e a implantação de uma praça em frente à Igreja N. S. Rainha da Paz, que contará com academia popular, playground e vestiários.

Acompanhado de uma comitiva com vários secretários, Guti caminhou por várias ruas e conversou com a população. Ele acredita que a regularização da ocupação possibilitará a obtenção de recursos para outras intervenções. “Esta é a primeira regularização fundiária de Guarulhos e começa no Anita Garibaldi. É um momento histórico que, na prática, vai dar a titularidade aos moradores. Foram mais de 17 anos sem infraestrutura e isto é um passo para a realização de mais melhorias no bairro”, afirmou o prefeito.

“A regularização fundiária do Anita é um esforço conjunto dos moradores e do prefeito Guti, que demonstrou boa vontade na parceria com o Governo do Estado, através do programa Cidade Legal, e enxergou a possibilidade de concretizar essa regularização complexa e que envolve a moradia de tantas famílias. Conseguimos em oito meses acelerar um projeto que estava parado há anos e que agora, finalmente, está pronto para execução”, destacou o secretário de Habitação, Fernando Evans.

Já o secretário de Obras, Marco Antonio Guimarães, ressaltou as intervenções que o local irá receber. “O bairro já vem recebendo melhorias e a administração municipal pediu que déssemos uma atenção especial. A iluminação pública foi praticamente concluída e faremos mil metros de pavimentação de ruas, a revitalização do campo e implantação da praça com parque para crianças e academia popular”, disse Marco.

Perspectiva de melhorias

Morador da ocupação há 15 anos, casado e pai de dois filhos, o presidente da Associação Cultural Educacional Esportiva Jagatá, André dos Santos Pereira, falou da expectativa em ver a regularização do bairro. “Faz tempo que estamos aguardando e agora estamos vendo este avanço. A gente paga pelo terreno, mas não significa que é nosso. Agora a regularização será certa e isto dará condições de falar que o terreno é nosso mesmo”, afirmou André.

O presidente da Associação Comunitária Anita, Elvis Vieira Ferreira Lima, vislumbra melhorias que virão com a regularização dos lotes. “Vejo isto como um marco porque moro aqui há 17 anos, desde a época em que morávamos em barracos cobertos com lona preta. Com a regularização, teremos melhorias que vão ser feitas e teremos também o documento de cada terreno. Parabenizo o empenho do governo pela iniciativa”, disse Elvis.

A comitiva, que contou ainda com a presença do chefe de gabinete, Jurandir Pereira, dos diretores de Iluminação Pública, Mário Harada e do Departamento de Obras da Administração Direta e Manutenções (DOADM), Alecsandro Rocha de Mendonça, também visitou a instituição Núcleo Batuíra, que é composto de creche, abrigo para menores e lar para idosos, conveniada com a Prefeitura.

Regularização Fundiária

O projeto de regularização fundiária prevê, na primeira fase, a regularização documental dos 1.339 lotes. Os lotes restantes serão contemplados na segunda fase. A administração municipal, por considerar a regularização do Anita Garibaldi uma das prioridades habitacionais do município, inscreveu o projeto no Programa Estadual de Regularização de Núcleos Habitacionais Cidade Legal, cujo convênio foi firmado em janeiro. Através dele viabiliza é feita a regularização de áreas por meio de cooperação técnica na esfera de documentos e infraestrutura.

Foto: Márcio Lino/PMG

- PUBLICIDADE -