Guarulhos sedia Encontro Estadual de Teatro de Rua até a próxima segunda-feira

Até a próxima segunda-feira (3), a cidade de Guarulhos sedia o II Encontro Estadual de Teatro de Rua de São Paulo, com ações no Centro, Cabuçu e Parque São Rafael. A iniciativa promove formação, debate e compartilhamento artístico, reunindo fazedores de cultura, estudantes e pesquisadores dessa modalidade de diferentes regiões do Estado.

Organizado pelo Movimento de Teatro de Rua de São Paulo (MTR/SP) e pelo Movimento Cabuçu, o evento conta com o apoio da Prefeitura de Guarulhos, Sesc, Rede Brasileira de Teatro de Rua(RBTR) e Ateliê Camasi Guimarães.

Inteiramente gratuita e com classificação livre, a programação do encontro proporcionará espetáculos teatrais, palestras, reuniões de grupos de trabalho e momentos formativos. Durante os cinco dias, as atividades acontecem em diferentes regiões da cidade, tanto no calçadão da rua Dom Pedro II, no Centro, quanto nas regiões do Cabuçu e Parque São Rafael.

O Encontro abre o acesso à população para diversos trabalhos trazidos pela primeira vez ao município, como os premiados espetáculos “Ditinho Curadô”, do grupo Nativos Terra Rasgada (Sorocaba); “Super Tosco”, do grupo Rosa dos Ventos (Presidente Prudente) e “Os Tr3s Porcos”, da Próxima Companhia (São Paulo), que se apresentam no sábado, dia 1º de setembro, no calçadão da rua Dom Pedro II, no centro de Guarulhos, a partir das 14h. Ainda no sábado, às 19h, o grupo Madeirite Rosa (São Paulo) apresenta o espetáculo “A luta”, em frente ao antigo CRAS São Rafael e, às 21h30, o grupo Los Xerebas (Guarulhos) coordena o “Cabaré Palhacístico”, que recebe palhaças e palhaços da região no Ateliê Camasi Guimarães, no bairro Cabuçu.

De acordo com o diretor de Cultura, Tiago Ortaet, as parcerias da Prefeitura de Guarulhos com os realizadores do II Encontro Estadual de Teatro de Rua de São Paulo insere a cidade num circuito grandioso: “O Encontro Estadual fortalece muito a cena teatral da cidade e favorece a construção coletiva de políticas públicas para as Artes Cênicas”, comemora Ortaet.

Para mais informações sobre o evento, acesse http://mtrsaopaulo.blogspot.com/

Veja parte da programação do evento:

Domingo, 2 de setembro

10h

Cortejo na comunidade do Cabuçu, saída do Ateliê Camasi Guimarães

10h30

Em frente à Escola Vereador Faustino Ramalho, Bairro Recreio São Jorge, Cabuçu

Espetáculo “O vendedor de verdades”

Cia Canina (São Paulo)

Roda de conversa “Gênero, raça e relações de trabalho no campo artístico”

Ellen Rio Branco (Cia Filhos da Dita)

Sofia Castellano (Cia Laboratório de Técnica Dramática – LABTD)

Roda de mulheres cis e trans

Mediação: Ciléia Biaggioli (Teatro de Rocokóz)

Roda de homens cis e trans

Mediação: Igor Giangrossi (Cia Canina/Dolores)