Prefeitura realiza solenidade de abertura da Semana da Pátria no Bosque Maia

Assunto: Semana da Pátria / Local: Bosque Maia / Data: 03/09/2018 / Reporter Fotográfico: Leonardo Vitulli

A solenidade na manhã desta segunda-feira (3), no Bosque Maia, marcou oficialmente a abertura das comemorações da Semana da Pátria 2018, cujo tema é: “Guarulhos: Nossos Bairros, Suas Histórias”. A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, preparou uma programação especial, envolvendo os alunos da Rede Municipal, professores e familiares em um clima de patriotismo, educação e cultura.

Para o prefeito Guti, as comemorações da Semana da Pátria marcam uma retomada aos valores cívicos, que estão sendo aplicados na Educação, reforçando a importância das ações de cidadania.

“Hoje eu tive o maior orgulho, pela segunda vez, enquanto prefeito da cidade, de hastear a maior bandeira do nosso país, a do Brasil, que nos dá muito orgulho. A Pátria tem que ser reverenciada todos os dias. Se queremos um país melhor, mais justo, que atenda a todos, precisamos nos dedicar. Nós podemos fazer a diferença e, fazendo a diferença, estamos ajudando o nosso país, consequentemente, ajudando a nossa cidade. O espírito cívico tem de estar em nossos corações. E é isso que a gente tenta demonstrar nesse pequeno ato hoje; mostrar que nosso país é bom e que precisamos ser otimistas sempre”, destaca o prefeito.

O secretário de Educação João Carlos Pannocchia também se mostrou orgulhoso em hastear a bandeira do Estado de São Paulo. “É uma honra ser brasileiro e, como guarulhense, tenho um orgulho enorme de participar de um evento como esse, mostrando para as nossas crianças que a cultura cívica é a cultura que deve levar o Brasil adiante e que nos motiva a ter uma pátria cada vez melhor. É esse ensinamento que nós queremos levar a todos”, enfatiza o secretário.

Além das tradicionais apresentações da banda da Base Aérea de São Paulo e do Canil da Guarda Civil Municipal, a cerimônia foi marcada ainda pelas apresentações das alunas do Projeto Educadança; dos alunos das EPGs Evanira Vieira Romão e Siqueira Bueno, que interpretaram em LIBRAS o Hino do Projeto GUARD, da Guarda Civil Municipal; da Aldeia Filhos da Terra em parceria com a EPG Cora Coralina; além da apresentação da Escola Estadual Lydia Kitz Moreira e do Colégio Guglielmo Marconi.

O tema “Guarulhos: Nossos Bairros, Suas Histórias” foi escolhido por despertar nos cidadãos o sentido de pertencimento, amor e respeito por Guarulhos, que reforça nesta edição a busca pela apropriação do conhecimento histórico da comunidade do entorno de cada um, resgatando também a importância histórica das comemorações.

A abertura contou com a presença do Comandante da Base Aérea de São Paulo, Coronel Aviador Kennedy Fernandes Ferreira, e demais autoridades do município.

Desfile da Semana da Pátria

As atividades da Semana da Pátria continuam. No dia 7 de setembro (sexta-feira), às 8 horas, acontece o encerramento da Semana da Pátria com o tradicional Desfile Cívico na Avenida Paulo Faccini, em frente ao Bosque Maia. Os desfiles contam com a participação das escolas da rede municipal, estadual e particular, do grupamento do Tiro de Guerra e da Guarda Civil Municipal, além de outras entidades, grupos e organizações da sociedade civil organizada.

Foto: Leonardo Vitulli/PMG