Visitante é presa após esconder maconha e cocaína no ânus no CDP de Guarulhos

- PUBLICIDADE -

No último domingo (02), duas visitantes das unidades penitenciárias de Guarulhos – Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Giovani Martins Rodrigues” e Penitenciária I “José Parada Neto” -, unidades administradas pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), foram flagradas com porções de entorpecentes em meio à comida e introduzidas em seu corpo.

No CDP Guarulhos I, a mulher passou pela revista no aparelho scanner corporal e os agentes de segurança perceberam uma anormalidade nas imagens. Ao ser questionada, segundo informações obtidas pelo HOJE junto a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), a mesma afirmou que estava com o invólucro em seu ânus e o retirou, em local apropriado. Pelos agentes foi constatado que dentro do pacote continha substâncias de coloração verde e bege, semelhantes à maconha e à cocaína.

Na Penitenciária I “José Parada Neto”, no mesmo dia, a mãe de um detento levava ao filho um pote contendo linguiças. Em meio à comida foram encontradas duas porções de uma erva de cor esverdeada, semelhante à maconha. A mulher, de acordo com a SAP, afirmou que se tratava de droga conhecida como maconha e que se destinava ao seu filho.

A visitante e os objetos foram apreendidos e encaminhados ao 4° Distrito Policial de Guarulhos, para registro de Boletim de Ocorrência. Deve-se observar que visitas flagradas tentando adentrar com objetos ilícitos em unidades prisionais são automaticamente suspensas do rol de visitas.

No entanto, em junho deste ano, a SAP revelou com exclusividade ao HOJE, que o número de apreensão de celulares nas celas e fora delas nos cinco presídios de Guarulhos apresentou queda de 39% nos primeiros quatro meses deste ano em relação ao mesmo período de 2017. A população carcerária da cidade é de aproximadamente 8 mil detentos.

O presídio José Parada Neto foi o que registrou o maior número de apreensões com 127 de aparelhos celulares em 2017 e outros 46 neste ano. Guarulhos conta com os Centros de Detenção Provisória I e II, além das Penitenciárias I – feminina -, e II, todas na estrutura do José Parada Neto e a Penitenciária III – Desembargador Adriano Marrey.

Antônio Boaventura

[email protected]

 

- PUBLICIDADE -