Guarulhos oferece belas paisagens para quem quiser ir além do aeroporto

- PUBLICIDADE -

Quem conhece Guarulhos apenas pelo caminho cinza e esfumaçado que leva até o Aeroporto Internacional de Cumbica pode se surpreender com as opções de lazer que o município oferece em suas áreas verdes. Além do Bosque Maia, um respiro no centro da cidade com árvores da Mata Atlântica, e do parque Julio Fracalanza, onde existe uma escola de trânsito para crianças, além de um mirante onde há uma vista panorâmica da cidade. Confira abaixo algumas atrações.

 

Lago dos Patos

No bairro Vila Galvão, esse lago pitoresco é cercado por diversos centros culturais, como o Museu de História, a Biblioteca Municipal, o teatro Nelson Rodrigues, o Centro de Exposição Permanente de Arte Professor José Ismael e a Academia Guarulhense de Letras. No meio do lago há uma ilha povoada por patos, garças e mergulhões. Aos finais de semana, das 9h às 11h e das 13h às 16h, crianças de até 12 anos acompanhadas de adultos podem brincar com pedalinhos no lago sem pagar nada.

Endereço: Rua Francisco Vasconcelos, s/n, Vila Galvão

 

Mirante do morro Nhangussu

Quem quiser subir até o mirante do morro Nhangussu deve usar o acesso no final da rua Montebianco, na altura do número 324, no Água Azul. Lá, uma trilha de terra batida de mais ou menos 50 metros leva até o mirante, de onde se tem uma vista panorâmica não só de Guarulhos como também de cidades vizinhas, como Arujá, e do pico do Gil, o mais alto da região metropolitana de São Paulo, com 1.438 metros.

Endereço: Rua Montebianco, na altura do número 324, Água Azul

 

Parque Municipal Júlio Fracalanza

No bairro Vila Augusta, o parque tem uma programação intensa. Todas as quartas-feiras, na parte da manhã, acontece uma feira com produtos orgânicos. O grande atrativo é a Escola Pública de Trânsito, que conta com a Cidade Mirim Ayrton Senna, uma pista de bicicleta, patins e skate para crianças com sinalizações de trânsito. Aos domingos, das 9h às 10h, a pista está aberta para crianças a partir de cinco anos, acompanhadas de adultos. Há bicicletas e equipamentos de proteção à disposição. Ainda é possível agendar aulas de bicicleta para crianças, que acontecem aos sábados, das 8h às 13h.

Endereço: Rua Joaquim Miranda, 471, Vila Augusta

 

Bosque Maia

Inaugurado em 1972, é o parque mais famoso da cidade. Os frequentadores usam principalmente as quadras poliesportivas e as pistas de corrida e caminhada, cercadas por guapuruvus, pitangueiras e ipês. Lá também fica o espaço cultural Gilmar Lopes, com um teatro de arena ao ar livre. Trilhas monitoradas com plantio de árvores nativas da Mata Atlântica, como o palmito-juçara, podem ser agendadas por telefone. Há ainda um programa de observação de pássaros, como o biguá e a garça. O parque está passando por reformas em seu orquidário e em breve deve receber um borboletário, um viveiro de mudas e um jardim dos sentidos.

Endereço: Avenida Paulo Faccini, s/n, Centro

 

Núcleo Cabuçu do Parque Estadual da Cantareira

A cerca de uma hora de São Paulo ou 20 minutos do centro de Guarulhos, o núcleo é o pedaço mais preservado e o menos conhecido do Parque Estadual da Cantareira. Não é raro encontrar pegadas de onça-parda ou gato-do-mato na trilha da cachoeira. O percurso de 5.220 metros leva a uma cachoeira com cerca de dois metros de altura e dois pequenos poços para se banhar. Há trilhas mais leves como a do tapiti (250 metros) e do sagui (730 metros). No parque também dá para conhecer a barragem do rio Cabuçu, que fez parte do primeiro sistema de abastecimento de água de São Paulo.

Endereço: Avenida Pedro de Souza Lopes, 7.903, Recreio São Jorge

 

- PUBLICIDADE -