Guarulhos atinge quase 85% da meta para vacinação contra pólio e sarampo

Assunto: Abertura da Campanha da Vacinação Local: UBS - Vila Rio Data:12.06.2010 Foto: Silvio J Siqueira
- PUBLICIDADE -

A cidade de Guarulhos atingiu quase 85% da meta estabelecida para vacinação de crianças com idade entre 1 e 5 anos contra a poliomielite (paralisia infantil) e Sarampo. No último final de semana, foram abertas 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o 3º Dia de Mobilização Nacional.

Nas unidades foram aplicadas 1.624 doses contra a pólio e outras 1.720 contra o sarampo. Até o momento, o município registra 64.273 crianças imunizadas contra a paralisia infantil e 62.740 contra o sarampo em Guarulhos, o que corresponde a 85,64% e 83,60%, respectivamente.

No entanto, a meta de imunizar 95% do público-alvo ainda não foi alcançada na cidade. A média nacional de vacinação também não foi atingida e, por isso, o Ministério da Saúde anunciou a prorrogação da campanha até o dia 14 de setembro.

A campanha em Guarulhos teve início no dia 4 do mês passado. A prefeitura utilizou cartazes, confeccionou certificados de coragem em parceria com o Rotary Clube, efetuou publicações nas redes sociais, realizou visitas com o casal Zé Gotinha nas unidades. Além desta ação, os profissionais de saúde têm efetuado um trabalho de sensibilização na comunidade para que os pais levem as crianças para tomar as vacinas.

O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Quanto ao sarampo, o país adotou a meta de eliminação da doença para o ano 2000, com o Plano Nacional, cujo marco inicial foi à realização da primeira campanha nacional de vacinação em 1995, que levou a uma redução de mais de 80% das notificações da doença.

Antônio Boaventura

[email protected]

 

- PUBLICIDADE -