Prefeitura realiza cadastramento de imigrantes venezuelanos


A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS) realizou nesta terça-feira (11), o cadastramento de 27 imigrantes venezuelanos que desembarcaram na Base Aérea de Guarulhos no fim do mês passado. A ação ocorreu na Cristolândia, na Vila São Jorge, entidade privada que acolhe esse público. O objetivo foi inserir os refugiados no CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais, do Governo Federal, para que tenham acesso ao programa Bolsa Família, à Renda Cidadã, do Governo Paulista, entre outros programas.

O secretário da pasta, Alex Viterale, destacou o apoio da administração municipal. “A Secretaria de Assistência Social vem buscando dar o suporte necessário para que essas pessoas consigam se instalar e buscar autonomia o mais breve possível, assim buscamos incluí-los no Cadastro Único que garante acesso aos programas  de transferência de renda”, disse o gestor.

Há oito anos, quando se instalou a crise político-econômica na Venezuela, a população do país tem emigrado para o Brasil em busca de refúgio, trabalho e melhores condições de vida. Esse fluxo tem aumentado principalmente em Roraima, mas outros estados também têm visto aumento desse movimento. Muitos destes imigrantes estão em condições de extrema vulnerabilidade, pois não possuem emprego nem moradia.

De acordo com a Prefeitura, o CadÚnico é um importante instrumento para poder monitorar e promover políticas públicas específicas para esses refugiados.

- PUBLICIDADE -