Guarulhos recebe 2,5 mil doses da vacina Meningo C


Conforme anunciado pelo governador Márcio França, nesta segunda-feira (10), a cidade de Guarulhos recebeu na manhã desta terça-feira (11) 2.500 doses da vacina Meningo C. O imunobiológico protege contra o sorotipo C da doença meningocócica, que também pode ser causada por mais quatro subtipos: A, B, W135 e Y, para os quais o SUS (Sistema Único de Saúde) não oferece vacina.

As 2.500 vacinas repassadas ao município nesta terça-feira serão distribuídas para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Ambulatório da Criança. A primeira dose de Meningo C deve ser administrada aos três meses de idade, a segunda com cinco meses, mais um reforço com um ano. Adolescentes de 11 a 14 anos também devem tomar uma dose.

Meningite:

A meningite pode ser causada por vários agentes infecciosos como bactérias, fungos e vírus, sendo que dentro das bacterianas, a meningocócica (causada pelos sorotipos A, B, C, W135 e Y) e a Haemophilus influenzae tipo b (Hib), são as únicas para as quais a OMS recomenda a chamada quimioprofilaxia, que consiste na administração de antibiótico específico para as pessoas que mantiveram contato íntimo e prolongado com o paciente infectado. A medida tem por objetivo eliminar os focos de infecção.

O contágio da meningite bacteriana – forma mais agressiva da doença e com maior potencial de letalidade – acontece através do contato com gotículas de saliva do indivíduo infectado. Por isso, algumas medidas simples, podem evitar sua transmissão, como o hábito de lavar as mãos frequentemente, usando água e sabão, especialmente após comer, utilizar o banheiro ou assuar o nariz; manter os ambientes bem arejados, iluminados e limpos, evitando frequentar locais fechados com muita gente; além de não compartilhar talheres, pratos ou batons.

Não há surto na cidade:

Guarulhos não enfrenta surto de meningite. De janeiro até agora, foram confirmados sete casos de meningite meningocócica em Guarulhos, com quatro óbitos, sem contar o caso que está sob investigação. Além dessas oito ocorrências da forma mais agressiva e com maior potencial de letalidade, o município confirmou outros 156 casos pelos demais agentes infecciosos (bactérias, fungos e vírus), com 23 óbitos.

Ao longo do ano passado foram confirmados 195 casos de meningite na cidade com 32 óbitos, sendo 20 ocorrências por doença meningocócica e oito óbitos. Em 2016 foram 254 casos com 27 óbitos. Deste total, 23 foram por doença meningocócia, sendo que cinco evoluíram para óbito.

 

- PUBLICIDADE -