Nível da represa do Cabuçu continua a cair e pode prejudicar abastecimento em bairros como Continental e Mikail

- PUBLICIDADE -

O nível do reservatório Cabuçu, operado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos, continua a cair, chegando a 3,32 metros na medição mais recente. O máximo que a represa comporta são 7 metros, mas só é possível retirar água até 2,1 metros, já que abaixo disso ela se mistura a uma quantidade excessiva de lodo, impossibilitando o tratamento.

Nas últimas semanas o nível do reservatório tem caído em média 2 cm por dia, às vezes 3 cm em dias mais quentes. Deste modo, o Cabuçu poderá fornecer água por cerca de mais dois meses caso as chuvas não caiam com constância na região. Cerca de 105 mil pessoas são abastecidas por esse reservatório em bairros como Parque Continental I, II e III, Recreio São Jorge, Jardim Palmira, Jardim Paulista, Jardim Primavera, Parque Mikail e o próprio Cabuçu.

Por sua vez, as manobras pra evitar que o nível do reservatório desça ainda mais rapidamente prejudicam outras 30 mil pessoas de bairros como Cidade Martins, Taboão, Vila União, Haroldo Veloso, Jardim Santa Inês e Malvinas. No total, 10% da população guarulhense é afetada direta ou indiretamente pela queda do Cabuçu.

O reservatório Cantareira, o principal que abastece Guarulhos e controlado pela Sabesp, também está com um nível baixo: 35,4% nesta quarta-feira, 12. No mesmo período de 2017, o Cantareira apresentava 59% de capacidade. Entre janeiro e agosto deste ano, o Cantareira recebeu 661 milímetros de chuva, contra 950 mm no mesmo período do ano passado.

Ao longo dos próximas dias há previsão de chuva em Guarulhos, mas que não deve alterar substancialmente o nível do Cabuçu. Historicamente, as grandes precipitações começam apenas em novembro, data-limite para a utilização do reservatório. Deste modo, torna-se cada vez mais fundamental a economia de água. A principal medida é tomar banhos mais curtos, já que no chuveiro ocorre o maior gasto em uma residência. Não lavar calçadas e carros com mangueira (atitudes que agora dão multa em Guarulhos) também são medidas fundamentais pra que todos possam ter mais água em suas torneiras.

- PUBLICIDADE -