Alteração em abastecimento de 50 bairros resulta em maior disponibilidade de água, diz Saae

- PUBLICIDADE -

A mudança no horário de abastecimento, que não diminuiu o período com água, promovida desde quinta-feira (13), pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) em 50 bairros permitiu de imediato uma maior captação de água nos reservatórios que abastecem a cidade, que passaram a receber 20 litros por segundo a mais.

Tal quantia é suficiente para abastecer um adicional de 16 mil pessoas todos os dias em Guarulhos, o que representa 1,2% da população estimada da cidade pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O ganho de água foi obtido apenas com manobras no abastecimento, ou seja, sem custo financeiro para o Saae.

O aumento na captação pode ser explicado pelo fato de a entrada de água nos reservatórios do Saae ocorrer pelo fundo. Deste modo, quanto mais cheio ele estiver, maior a pressão exercida pela água. Antes, o abastecimento nesses 50 bairros começava por volta de meia-noite e ia até as 16h. Como de madrugada o gasto é mínimo, os reservatórios ficavam com uma grande quantidade de água por muitas horas – portanto, com uma resistência maior à entrada do líquido.

Desde o último dia 13, contudo, o abastecimento passou a ser iniciado às 14h, horário a partir do qual o consumo é muito maior do que na madrugada. Assim, os reservatórios nunca ficam totalmente cheios, diminuindo a pressão da água e, consequentemente, a resistência a sua entrada. Esta medida permitiu o aumento de 20 litros por segundo no sistema e também beneficia aqueles que passam o dia fora de casa, já que ao chegarem têm a garantia da água em suas torneiras.

Devido ao sucesso da operação, a mudança no horário de abastecimento, que a princípio iria durar dez dias, será permanente. A alteração ocorreu nas regiões de Vila Galvão, Gopoúva, Centro, Parque Continental I, Ponte Grande, Jardim Tranquilidade e Vila Augusta, incluindo os bairros do entorno. No total cerca de 154 mil pessoas estão sendo beneficiadas com a mudança.

- PUBLICIDADE -