Mudança de regime trabalhista é o grande desafio do governo Guti na Câmara, aponta Eduardo Carneiro

- PUBLICIDADE -

Tema de bastante repercussão e polêmica durante a gestão anterior, o Regime Jurídico Único (RJU) ainda é a prioridade do governo do prefeito Guti (PSB) junto à Câmara Municipal neste ano. O líder do governo, vereador Eduardo Carneiro (PSB), classifica a aprovação desta proposta como o grande desafio da atual gestão.

Contudo, Carneiro diz que as alterações no regime trabalhista dos servidores municipais precisam ser amplamente discutidas antes de ir ao plenário. No entanto, segundo apurou o HOJE, a proposta não tem qualquer previsão para que possa figurar na pauta de votação da Câmara Municipal.

“Sem dúvida que o Regime Único (RU) deve ser o grande desafio no Legislativo em termo de aprovação. Claro, que existem muitos projetos de modernização da máquina administrativa que irá passar por aqui. E que também não perde a sua importância”, explicou.

A proposta de padronização do regime trabalhista dos funcionários públicos de Guarulhos deve ser avaliada pelos vereadores até o final deste ano. A preocupação neste processo é com a gestão orçamentária.

Atualmente, a administração municipal conta com pouco mais de 20 mil servidores públicos em seu quadro. A perspectiva do Executivo é a de concluir o cadastro dos servidores junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) até o final deste mês para que a proposta seja concluída antes do recesso parlamentar da Câmara e enviada ao legislativo no segundo semestre.

“O governo anterior tentou fazer de forma atabalhoada sem que houvesse qualquer preparo técnico para que as pessoas não pudesse se sentir usadas. Se vai dar tempo ou não, eu não sei. Precisa também fazer o cálculo atuarial. O tema é complexo e de difícil compreensão”, concluiu Carneiro.

Antônio Boaventura

[email protected]

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -