Turismo de Guarulhos registra crescimento em indicadores importantes

- PUBLICIDADE -

O Turismo de Guarulhos arrecadou R$ 61.109.134,37 em 2017, referentes ao Imposto Sobre Serviço (ISS) Turístico. O número é 34,58% maior do que em 2016. Neste ano, o valor já ultrapassa os R$ 30 milhões, de acordo com informativo do Centro de Inteligência do Turismo (CIT), da Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI).

Os números, que também mostram um crescimento de 11,82% na ocupação da hotelaria do município no 2º trimestre de 2018, quando comparado com o período de janeiro até maio de 2017, foram destacados pelo diretor de Turismo de Guarulhos, Ricardo Balcone, durante a 16ª Conferência de Turismo, realizada na noite de quinta-feira, dia 27, no auditório F da Universidade Univeritas/UNG, pela prefeitura e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

O mercado de trabalho também é impactado. Somente no primeiro trimestre de 2018, 31.678 vagas formais estavam ocupadas no setor. “Nós trabalhamos pelo Turismo de Guarulhos que hoje é um dos principais arrecadadores para o município. Com a Conferência e o Centro de Inteligência do Turismo, conseguimos oferecer informações importantes ao trade do setor e avançar para a valorização e o aumento do interesse turístico na cidade”, afirmou o diretor de Turismo, Ricardo Balcone.

Premiação

Durante a Conferência de Turismo, que foi acompanhada por estudantes de turismo, conselheiros do Comtur e integrantes do trade do setor, foi entregue o prêmio Luis Figueira de Quental, nome de um dos maiores expoentes do turismo nacional, responsável por Confederação Nacional de Turismo (CNTur), que atuou como secretário geral do Conselho Municipal de Turismo em Guarulhos.

Dividido em três categorias: Personalidade, Comunicação e Empreendedorismo, o prêmio foi conquistado pela chef de cozinha Ivonete Alves das Chagas, a Neguinha, a empresa Bauducco, pela ação no Natal de 2017 no Bosque Maia, e o empreendedor Ciro Testa, respectivamente. “Os três agraciados foram eleitos de uma forma muito transparente e refletem um pouco do objetivo do prêmio, que é o de valorizar pessoas, empresários, projetos e iniciativas de grande destaque do turismo guarulhense e que desta forma contribuem para o fortalecimento do mercado na cidade”, disse o presidente do Comtur e diretor executivo do GRU Convention, Danilo Duarte Ramalho. Na edição de 2018, mais de 50 inscrições foram recebidas pelo site oficial.

O evento ainda contou com duas palestras com os temas aplicativos de viagens corporativas, destinos turísticos e um painel de cases de turismo de negócio.

 

- PUBLICIDADE -