GCMs de Guarulhos passam por formação e aperfeiçoamento

- PUBLICIDADE -

Ao ingressar na Guarda Civil Municipal de Guarulhos, o guarda que passou em concurso público de provas, teste de aptidão física e psicológica, além de exame médico, é submetido ao curso de formação multidisciplinar dentro da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (EFAG). Atualmente, 105 guardas passam por formação.

O curso possui 1.200 horas e segue a grade curricular nacional para Guardas Municipais da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça – Senasp – MJ.

Os agentes, além de passarem pela formação, realizam anualmente Estágio de Qualificação Profissional. São 80 horas/aula, divididas em disciplinas como Direitos Humanos, Técnicas e Procedimentos Operacionais, Manuseio de Arma de Fogo, Uso Diferenciado da Força, Primeiros Socorros, Legislação de Trânsito, dentre outras. Os cursos são ministrados por um corpo docente da própria instituição, todos com graduação ou pós-graduados, além de professores e palestrantes convidados.

A EFAG ainda ministra cursos especializados, como por exemplo, de Cinotecnia (canil), Doutrina de Motopatrulhamento, Policiamento Ambiental, Habilitação em Armas de Repetição e Semi-automática, Controle de Distúrbios Civis, entre outros.

O processo de formação e aperfeiçoamento dos guardas conta também com o auxílio da Rede Nacional de Ensino a Distância da Segurança Pública /Senasp – MJ (Rede EAD/SENASP), uma plataforma que disponibiliza cursos online. “Guarulhos é um dos poucos pólos do Estado que possui o convênio com o Ministério. Isso mostra a preocupação da Prefeitura com o aperfeiçoamento continuo dos profissionais de segurança pública”, afirma o responsável pela EFAG e tutor da Rede EAD/Senasp – MJ na cidade, Rafael Marques.

O Secretário para Assuntos de Segurança Pública, Gilvan Passos, destaca que a formação continuada da Guarda Civil Municipal faz parte da política da administração atual em fornecer excelentes serviços à população.

 

- PUBLICIDADE -