CIEE registra aumento de 5% na contratação de jovem aprendiz em Guarulhos

- PUBLICIDADE -

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) registrou um aumento de 5% na contratação de jovens aprendizes em Guarulhos. Os dados são referentes até o mês de agosto deste ano em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Somente na área do comércio, o número cresceu 13% no período, na área de administração, houve um aumento de 20% na cidade, de acordo com o CIEE.

Apenas os percentuais foram divulgados, já que o CIEE alegou não possuir os números totais. No Estado, a contratação de jovens aprendizes entre o período de janeiro a agosto deste ano foi de 50 mil, um número 14% maior em relação ao mesmo período do ano passado, quando 44 mil jovens foram contratados na modalidade.

As áreas que mais recrutam, ou “arcos” como são chamadas, são Administrativa, Produção e Comércio e Varejo. Esta última abrange ocupações, como Repositor de Mercadoria, Operador de Caixa etc. apresentou crescimento de 22,07% entre março e agosto de 2018. Outra área que elevou a contratação no período foi a de Auxiliar de Alimentação com aproximadamente 56,80%. Atendente de Lanchonete e Cozinheiro Geral são algumas das vagas ocupadas. A média de crescimento dos demais arcos é de 11,92%.

A Lei da Aprendizagem (10.097/2000) determina que empresas de médio e grande porte contratem colaboradores de 14 a 24 anos para capacitação profissional prática e teórica – as cotas variam de 5% a 15% do número de funcionários. O objetivo é diminuir a evasão escolar e erradicar o trabalho infantil. O programa Aprendiz Legal é realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

Foto: Ivanildo Porto 

- PUBLICIDADE -