Cartórios eleitoral já estão realizando regularização dos títulos cancelados

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

Teve início nesta segunda-feira (5) o processo de regularização do título de eleitor no município, por meio do cadastramento biométrico. Neste último processo eleitoral, que elegeu deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente da República, cerca de 150 mil eleitores ficaram impedidos de votar por não fazer o cadastro biométrico.

O cadastramento biométrico é obrigatório e pode trazer prejuízos futuros para o eleitor. A biometria em Guarulhos pode ser realizada em qualquer uma das zonas eleitorais – 176º, 185º, 278º, 279º, 393º, 394º, 395º -, além do Poupatempo e no posto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), localizado no bairro de Cumbica.

Entretanto, os eleitores que tiveram o título cancelado e que ainda residem na cidade devem comparecer no cartório eleitoral para regularizar a sua situação. De acordo com o TRE-SP, só será necessário pagar alguma multa para o eleitor que deixou de votar e de justificar a sua ausência. Os documentos são os mesmos para a obtenção do título de eleitor e estão listados no site do Tribunal, no seguinte link: http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/documentos-necessarios.

Sobre o primeiro processo biométrico realizado no município, o Tribunal entende que a avaliação da biometria é positiva, uma vez que traz mais segurança à votação. O órgão ressalta que são realizadas até quatro tentativas para o sistema reconhecer a digital do eleitor com biometria cadastrada.

Caso a identificação biométrica não seja possível, o mesário confere novamente os dados do eleitor e colhe a sua assinatura no caderno de votação, liberando a urna por meio de procedimento específico. Desse modo, o eleitor não é impedido de votar caso não tenha a digital reconhecida.

Foto: Ivanildo Porto 

- PUBLICIDADE -