Orquestra Jovem apresenta repertório em homenagem a Richard Strauss

Assunto: Concerto Barroco, Orquestra Jovem Local: Adamastor Centro Data: 16.04.2016 Foto: Jair Malavazi

O gênio do Romantismo, o alemão Richard Strauss é homenageado pela Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG), em espetáculo no dia 17 de novembro, às 20h, no Teatro do Adamastor Centro. A classificação é livre e os ingressos gratuitos devem ser retirados na bilheteria do local 1 hora antes do espetáculo.

Strauss é um dos autores de maior sensibilidade do início do século XX, um profundo conhecedor da sonoridade e da escrita para a orquestra. De acordo com o maestro Emiliano Patarra, a Orquestra Jovem ainda não havia tido a chance de trazer para o palco a criação deste gênio, em um concerto inteiramente dedicado a ele.

“Strauss é um dos mais destacados representantes da música no final do Romantismo e a primeira metade do século XX. Sua contribuição para a orquestra sinfônica é sem igual, sobretudo pela riqueza de detalhes de sua escrita e pelo domínio na arte da combinação de instrumentos, que torna possível alcançar uma riqueza sonora cada vez maior, sem que um evento musical interfira no outro”, vibra o maestro Patarra.

Neste espetáculo, a OJMG oferece ao público o Concerto para Trompa nº 1em mi bemol maior, OP. 11, obra que conta com o solista Klever Felício e apresenta o primeiro trabalho com o qual o jovem Strauss se mostrou realmente satisfeito, sobretudo pela riqueza dos ornamentos e pelos exibicionismos virtuosísticos da parte solista. Além dessa peça, o espetáculo conta ainda com o poema sinfônico Morte e Transfiguração, composto por entre 1888 e 1889, que descreve os sentimentos de um artista ao morrer. Na terceira e última parte do espetáculo, a orquestra apresenta o trio do Ato III “Der Rosenkavalier” ou “O Cavaleiro da Rosa”, uma ópera inteligente, ousada e bela, em que Strauss reflete sobre a condição feminina no contexto dos costumes vienenses do século XVIII.

Serviço

Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos apresenta homenagem a Richard Strauss

Data: sábado, 17 de novembro

Horário: 20h

Local: Teatro do Adamastor Centro

Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo – Guarulhos/SP

Entrada gratuita (ingressos devem ser retirados na bilheteria do local 1 hora antes do espetáculo)

Classificação livre

Programa

Concerto para Trompa nº 1 em mi bemol maior, OP. 11 – Solista: Klever Felício

Morte e Transfiguração

Cavaleiro da Rosa, trio do Ato III

- PUBLICIDADE -