Governo do Estado realiza as provas do Saresp; em Guarulhos, mais de 60 mil alunos participarão

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

Diferente dos últimos anos, o governo do estado de São Paulo aplica nesta terça-feira (27) e quarta-feira (28) aprova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) sem a adesão de alunos da rede municipal de ensino. Neste ano, o exame realizado para avaliar estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio terá a participação de quase 61 mil alunos.

Em Guarulhos, a Educação, participam estudantes de 171 escolas, sendo três delas pertencentes ao Serviço Social da Indústria (Sesi). Estão cadastrados 60.886 alunos para realizarem o exame na cidade. No último ano, cerca de 20 mil participaram do Saresp, inclusive alunos matriculados na rede municipal de educação.

A iniciativa tem como objetivo auxiliar a Secretaria da Educação a monitorar os avanços, planejar os programas de formação continuada e estabelecer metas para rede. Nas provas, serão avaliadas habilidades e competências de Língua Portuguesa e Matemática de acordo com o conteúdo de cada ano e série. Além dos alunos da rede, a prova também poderá ser aplicada para os estudantes matriculados no SESI, redes municipais e particulares conveniadas.

“A participação de todos os alunos é fundamental, pois a partir do seu desempenho, podemos obter dados consistentes, permitindo assim conhecer melhor a realidade de cada escola”, afirma Patrícia Monteiro, do Departamento de Avaliação Educacional da CIMA (Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional).

Nesta terça-feira (27), serão aplicadas as avaliações de Língua Portuguesa para os 3º e 5º anos do Fundamental Anos Iniciais e de Matemática para os do 7º e 9º do Fundamental Anos Finais e 3º série do Médio. Já no segundo dia, quarta-feira (28), os alunos dos Anos Iniciais responderão as questões de Matemática e os demais de Língua Portuguesa.

Para estudantes do 3º ano, a prova de Língua Portuguesa tem 8 itens de respostas construídas e 5 de múltipla escolha. Em Matemática, o caderno é dividido em 13 itens de respostas construída e 5 de múltipla de escolha. Os matriculados dos 5º, 7º e 9º anos do Fundamental e 3ª série do Médio respondem a 24 itens de múltipla escolha de Língua Portuguesa e outros 24 de Matemática.

Foto: Ivanildo Porto 

- PUBLICIDADE -