Além de oferecer assistência à população pelo Programa Saúde Agora, as três Unidades Básicas de Saúde que funcionarão neste sábado (1º), no Dia Mundial de Luta contra a Aids, vão intensificar a oferta de testes rápidos para a detecção do HIV e Sífilis na Campanha Fique Sabendo, que é promovida em todo o Estado de São Paulo até a próxima quarta-feira (7). Os atendimentos serão realizados das 8 às 16 horas, nas UBS: Vila Rio, Dona Luíza e Presidente Dutra.

Pelo Saúde Agora, entre outros atendimentos, a população poderá passar em consulta médica, realizar exames de prevenção do câncer do colo de útero (Papanicolau) e atualizar a carteira de vacinação, uma oportunidade para quem trabalha nos dias de semana e ainda não tomou a dose contra a febre amarela. É que esta vacina somente produz efeito depois de 10 dias de sua aplicação. Por isso, as pessoas que pretendem se deslocar para o litoral e regiões de mata no próximo verão e nas festas de fim de ano devem se proteger agora, porque nesses locais há circulação do vírus.

Fique Sabendo:

A Campanha Fique Sabendo é uma mobilização que ocorre anualmente em todo o Estado de São Paulo e tem por objetivo diminuir o diagnóstico tardio do HIV-Aids. Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde, 10% dos paulistas portadores do vírus HIV não sabem que têm a doença. Daí a importância do diagnóstico precoce para iniciar o tratamento e não transmitir a doença.

Em Guarulhos, a campanha, que acontece em todas as UBS, foi antecipada este ano, com a ação promovida na última sexta-feira (23) pelo CTA Itinerante na Praça Getúlio Vargas (Centro), onde foram realizados 87 testes de sífilis e 87 de HIV, com quatro resultados positivos para sífilis, sendo dois em mulheres e dois em homens. Além disso, as ações do Fique Sabendo na cidade terminarão um dia depois, ou seja, no sábado, 8 de dezembro, aniversário da cidade.

Neste dia, durante a programação dos 458º anos de Guarulhos, 15 profissionais de Saúde estarão no Bosque Maia, das 9h às 16 horas, para ofertar aproximadamente 800 testes rápidos à população, sendo 400 para o HIV e 400 para a sífilis. A mesma ação acontece no dia 4, das 10 às 15 horas, no Fácil do Bom Clima, onde serão disponibilizados 400 testes para o público.

Ainda no dia 4, das 13 às 16h, a equipe do Serviço de Assistência Especializada – SAE Carlos Cruz irá ofertar 900 testes, sendo 300 para HIV, 300 para sífilis e 300 para Hepatite C no Espaço da Mulher Clara Maria da Subsecretaria de Políticas para Mulheres (Estrada do Caminho Velho nº 351 – Pimentas). A atividade integra a programação dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

O teste rápido é feito pela coleta de sangue por meio da punção digital e o resultado fica pronto em no máximo 30 minutos. “Todas as pessoas que nunca realizaram o teste ou têm dúvida em relação ao seu estado sorológico, devem procurar um serviço de saúde ou participar das ações da campanha. O diagnóstico precoce é fundamental para garantir melhor qualidade de vida às pessoas que vivem com o vírus”, explicou Ricardo Gambôa, coordenador do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis- HIV/Aids e Hepatites virais.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here