ABB anuncia investimento de R$ 1 milhão na expansão do Centro de Treinamento de Robótica na fábrica do Parque Cecap


Pioneira em tecnologias digitais e de automação, a ABB anunciou nesta quarta-feira (05), o investimento de R$ 1 milhão para a expansão do Centro de Treinamento de Robótica (CTR), localizado no complexo industrial da companhia, na avenida Monteiro Lobato, n° 3411, no bairro do Parque Cecap.

O espaço foi criado para fornecer experiências de treinamento prático em soluções avançadas de automação robótica para a crescente base industrial brasileira. O Centro de Treinamento de Robótica (CTR) da ABB irá unir a robótica colaborativa de última geração às mais recentes inovações em tecnologia, consolidando-se como um importante centro de treinamento na América Latina.

Com o avanço da indústria 4.0 no Brasil e no mundo há um considerável ganho em produtividade. A partir das novas tecnologias digitais, por exemplo, os sistemas de robôs industriais modernos não precisam ser desligados para programação ou otimização, e os engenheiros podem realizar simulações com ferramentas de programação offline, usando o mesmo software que executa os robôs na produção.

Para tornar esse cenário ainda mais promissor, é fundamental que exista capacitação direcionada aos profissionais especialistas dessa área de atuação, como os roboticistas, engenheiros, programadores e técnicos – talentos com habilidades ainda raras no mercado nacional.

A dinâmica do atual mercado consumidor e a maneira como isso reflete na indústria requer maior agilidade em processos e na fabricação automatizada. Há uma crescente demanda por volumes superiores de produto, ciclos de vida mais curtos, prazos de entrega menores e uma tendência crescente para personalizar produtos. O mercado automotivo é o maior consumidor de robôs no Brasil, cerca de 70% das unidades são para este mercado.

Com a expansão, a ABB tornará o Centro de Treinamento de Robótica (CTR) um local estratégico para o ensino e a capacitação dos profissionais que vão atuar diretamente no mercado de automação e robótica colaborativa. Este é um dos caminhos para o país fortalecer sua atuação no mercado local e se tornar mais competitivo globalmente.

De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil, menos de 5% das empresas do país se enquadram no conceito da Indústria 4.0. A ABB é signatária da Aliança Brasil 4.0, um pacto público entre empresas do setor industrial e de tecnologia que tem por finalidade ampliar a digitalização no país. O objetivo é que a digitalização entregue produtividade, redução de custos operacionais e segurança para trabalhadores e processos.

O Centro de Treinamento de Robótica (CTR) recebe, em média, 500 alunos por ano, incluindo estudantes de engenharia e profissionais das indústrias automotiva, de alimentos e bebidas, papel e celulose e metais. A ABB espera triplicar o número de profissionais treinados no próximo ano. Os cursos ministrados misturam prática e teoria, desde introdução básica de robótica a tecnologias digitais avançadas, como simulação virtual.

O local também treinará pessoas para soluções de automação colaborativa, nas quais humanos e robôs trabalham juntos e até compartilham tarefas. Isso aumenta a flexibilidade para ajudar as fábricas a incorporar mudanças de customização em massa de produtos em muitas indústrias.

O investimento da companhia inclui a reforma e a expansão das instalações do centro, a criação de um novo espaço para colaboração e networking entre os alunos, bem como novos robôs, equipamentos de última geração e treinamento para os instrutores.

- PUBLICIDADE -