Neste Verão, confira 12 dicas para curtir a praia com as crianças

BERTIOGA, SP, 24.11.2015: IMÓVEIS-SP - Vista da varanda gourmet do Edifício Belvedere, no condomínio Riviera de São Lourenço, para a praia da Riviera em Bertioga (SP). (Foto: Raquel Cunha/Folhapress)

Quem vai aproveitar o Verão e os dias de calor para curtir uma praia com a família deve estar preparado para qualquer imprevisto. Para nenhum incidente estragar o clima das férias, fique atento a algumas dicas importantes de cuidados com as crianças.

1 – Não esqueça do filtro solar

Também prefira os horários em que a exposição ao sol é mais segura. Pela manhã, antes das 10 horas, e no fim da tarde, após as 16 horas, são os melhores momentos para curtir a praia com as crianças. Se possível, leve guarda-sol, chapéu e use roupas com proteção UV.

2 – Mantenha as crianças sempre hidratadas

Leve água de casa. Se comprar na praia, descarte corretamente a embalagem junto com os resíduos recicláveis.

3 – Leve lanches leves

Prefira alimentos que não estraguem rápido e fáceis de serem consumidos. Frutas, sucos naturais e água de coco são opções saudáveis e práticas. Se preferi comprar na praia, verifique a procedência e as condições de higiene dos produtos.

4 – Nunca esqueça de coletar o lixo

Recolha todo o lixo que você produziu e descarte de forma apropriada.

5 – Leve toalhas e roupas secas

No caminho de volta para casa, troque a roupa das crianças. Se possível, dê uma ducha de água doce antes de vestir a roupa limpa. A remoção da areia e da água salgada ajuda a evitar assaduras.

6 – Evite tumultos e agitação

Procure uma praia com mar mais tranquilo para curtir, sem ondas fortes, e, de preferência, em um ponto próximo a um guarda-vidas.

7 – Nunca perca as crianças de vista

As praias lotam no Verão e tanto o mar como o ambiente com pessoas desconhecidas oferecem riscos. Tenha o “babá da vez”, um adulto para se responsabilizar pelas crianças.

8 – Identifique as crianças se possível

Coloque pulseirinhas com o nome da criança e os contatos do responsável. E também oriente os pequenos sobre os riscos que aquele ambiente oferece.

9 – Evite lugares próximos a embarcações e jet-skis

Se observar algum comportamento inadequado por parte dos condutores de algum veículo desse tipo, denuncie à guarda costeira e avise ao guarda-vidas de plantão.

10 – Não esqueça de levar repelente

Verifique se a praia costuma ter muitos insetos.

11 – Observe a qualidade da água da praia que pretende visitar

Não entre, nem permita que as crianças entrem no mar quando a água estiver imprópria para banho. A água poluída põe em risco a saúde de todos, mas crianças e idosos são ainda mais vulneráveis.

Clique aqui para conferir a qualidade das águas nas praias, rios e represas.

12 – Não esqueça dos brinquedos de praia

Se não tiver em casa, dá para improvisar com potinhos e utensílios plásticos de cozinha.

- PUBLICIDADE -