Antônio Boaventura

[email protected]

Ainda sem o valor para este processo de substituição, quase 700 mil veículos emplacados na cidade de Guarulhos terão de utilizar a placa do Mercosul a partir do dia 01 de julho. A placa é destinada a novos emplacamentos: veículos zero km, transferência de propriedade ou localidade ou se houver necessidade de trocar a placa do veículo em caso de mau estado de conservação, perda e furto.

Entretanto, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informou que ainda há qualquer informação sobre o custo da nova placa. Em maio do ano passado, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou este processo do dia 01 de setembro para 01 de dezembro do mesmo ano. Mas, um mês antes, o Contran havia cancelado o procedimento, que passa a ter como prazo o dia 30 de junho deste ano.

O Detran revelou que o município de Guarulhos conta atualmente com 698.489 emplacados. Destes, 462.466 são carros. Em janeiro do ano passado, a cidade contava com uma frota de 677.765. Ou seja, aumento de pouco mais de 3%. Os veículos usados tem como prazo o dia 30 de dezembro de 2023 para fazer a substituição.

“Vamos ter mais este custo agora. Já temos IPVA, manutenção do carro, gasto com combustível, que só aumenta, enfim. Vai chegar um momento que será impossível arcar com todos estes custos. E até agora não sei no que isso vai ajudar”, disse o autônomo Marcos Trindade, 48 anos.

Já o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ressaltou que os órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal deverão implementar a Placa de Identificação Veicular, nos termos desta Resolução, para os veículos a serem registrados, em processo de transferência de município ou de propriedade, ou quando houver a necessidade de substituição das placas no prazo estabelecido.

As placas (40 cm x 13 cm) terão o emblema do Mercosul, bandeira e nome do país de origem do veículo, marca d’água, bandeira do estado e brasão do domicilio de registro, código bidimensional, faixa holográfica, signo distintivo do Brasil, combinação de três letras e quatro números, selo fiscal federal (chip) e ondas sinusoidas. Para motos a medida da placa será 20 cm x 20 cm. Elas serão emitidas nas seguintes condições: Colecionador, Comercial, Diplomático, Especial, Oficial e Particular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here