Gestante corre o risco de ficar sem o pré-natal por falta de ginecologista na UBS Dona Luíza

- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

A dona de casa Esther Regina de Oliveira Santos Cardoso, 23, que está grávida de oito meses, alega que está sem o pré-natal devido a falta de ginecologista na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dona Luiza, localizada na rua Centenário, n° 446, no bairro Jardim Centenário, região do Pimentas.

Segundo a gestante, houve apenas uma consulta de pré-natal com um ginecologista, porém, isso não ocorreu na UBS Dona Luiza, mas sim, na UBS Jandaia, localizada na rua Porto Alegre, n° 446, no bairro do Parque Jandaia. A consulta teria ocorrido no mês passado, e quando Esther foi tentar marcar uma consulta, o ginecologista já havia saído de férias.

Diante dessa situação, a gestante passou a ir até a unidade a cada 15 dias sempre a procura de algum ginecologista ou obstetra para realizar o acompanhamento da gestação. “Nas duas unidades disseram que estava em falta o profissional e pediram para eu ligar somente no mês que vem para verificar se havia agenda”, destacou a dona de casa, cujo filho está previsto para nascer no mês de março.

Em nota, a Secretaria da Saúde destacou que a UBS Jandaia já entrou em contato com a paciente para informa-la sobre o retorno da consulta, que foi agendado para o próximo dia 30 (quarta-feira). “Esclarecemos ainda que para suprir as necessidades prioritárias da Rede Municipal de Saúde, o que inclui a contratação de médico especialista ginecologista, a Prefeitura de Guarulhos está com processo seletivo e concurso público abertos para a contratação de 34 ginecologistas, sendo 15 e 19 vagas disponíveis respectivamente”.

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -