Zoológico oferece atividades durante as férias

Foto: Ivanildo Porto
- PUBLICIDADE -

O Zoológico de Guarulhos, no Jardim Rosa de França, oferece durante todo o mês de janeiro, atividades lúdicas e educativas para movimentar as férias da garotada. Na programação, animais que geram curiosidade e até certo medo, como escorpiões, serpentes e insetos, além de conscientização sobre os impactos que o tráfico de animais, como papagaios, macacos, tartarugas e outros causam ao meio ambiente.

Considerado um dos mais bem equipados e diversificados do estado de São Paulo, o zoológico, criado em 1981, possui extensão total de 70 mil m2. Atualmente são mantidos em exposição cerca de 500 animais de 100 diferentes espécies entre mamíferos, aves e répteis em recintos dispostos em meio a jardins, árvores nativas e lagos margeados por áreas reconstituídas com espécies da Mata Atlântica.

Além disso, a área do parque possui uma população de animais de vida livre que frequentam os lagos e áreas de mata em busca de alimento e abrigo, proporcionando ao visitante a oportunidade de observar diversas espécies como sanhaços, sabiás, periquitos, beija-flores, garças, além de aves migratórias como os irerês.

Os animais que vivem no zoo recebem uma alimentação balanceada e baseada no conhecimento das necessidades nutritivas do organismo de cada um. Assim, cada animal tem um cardápio personalizado onde é levada em consideração característica fundamentais, como a função de sua espécie, idade, sexo, entre outras.

A estrutura do zoo conta com 59 recintos de exposição, setor extra e quarentenário, que abrigam os animais residentes e animais recém-chegados e em tratamento. Há no local clínica veterinária e área de manejo, com salas de atendimento, laboratório, sala de cirurgia, área de internação e sala de necropsia, e também um setor de alimentação e biotério para produção de alimentos vivos.

Todas as atividades acontecem em duas edições (manhã e tarde) e têm entrada livre e gratuita. Não é preciso fazer inscrição prévia. Basta chegar e se enturmar.  Vale lembrar que pode haver alteração na programação ou mesmo cancelamento em caso de chuva. Mais informações e agendamento de grupos pelo telefone: 2452-4523.

O Zoológico de Guarulhos fica na rua Dona Glória Pagnoncelli, 344 – Jardim Rosa de França. Funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Entrada e estacionamento gratuitos.

Programação

Terça-feira (29)

Oficina: “Tráfico de animais e caça: ações nocivas à biodiversidade”

Quarta-feira (30)

9h e 13h – Oficina “Serpente amiga: conhecer para preservar”

Quinta-feira (31)

9h e 13h – Oficina “Escorpiões: características, prevenção e primeiros socorros”

- PUBLICIDADE -