“Quando não tem agenda aberta, não tem sistema”, diz usuária sobre UBS Marcos Freire

- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

Quem precisa ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) Marcos Freire, localizada na rua do Poente, n° 200, no Conjunto Marcos Freire, região do Pimentas, certamente terá dificuldades e não deve conseguir marcar uma simples consulta. É isso que alega a auxiliar de enfermagem Tânia Suely Gomes dos Santos, 48, que desde segunda-feira (28), tenta marcar uma consulta com o ginecologista e a unidade está sem sistema.

A auxiliar de enfermagem alega que os moradores formam filas durante a madrugada para conseguir uma consulta. “O posto aqui é uma calamidade, quando não tem agenda aberta, não tem sistema”, destacou afirmando que tenta passar com o ginecologista desde o mês de dezembro do ano passado.

A moradora alega que a falta de sistema há quatro dias é porque a administração municipal não teria efetuado o pagamento da internet, entretanto a prefeitura desmente essa situação, e coloca a culpa do problema em vários fatores, entre eles, os atos de vandalismo como o corte de cabos de fibras ópticas, além das chuvas e os fortes raios das últimas semanas, que teria provocado a queima de alguns equipamentos.

“Quanto à queixa da usuária da UBS Marcos Freire, a Secretaria informa que, embora a unidade esteja sem ginecologista, os médicos generalistas (que são habilitados para atender homens e mulheres de todas as faixas etárias) estão apoiando neste momento. Ou seja, todas as mulheres que necessitam consulta em ginecologia são acolhidas pela equipe de enfermagem, que agendam as consultas sempre que necessário na agenda desses médicos que estão apoiando o atendimento neste momento. Portanto, a orientação da Secretaria é para que a paciente procure a gerência da UBS”.

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -