Movimenta Saúde abre o Fevereiro Pink, mês de combate às ISTs/Aids


Dados do último boletim epidemiológico do Estado de São Paulo mostram que nos últimos 10 anos o número de novas infecções pelo HIV notificadas vem crescendo de forma expressiva entre homens jovens de 15 a 24 anos, chegando a 5,3 novas infecções por HIV por dia no Estado de São Paulo. Por isso, a Secretaria de Saúde, por meio do Programa Movimenta Saúde, vai abrir nesta sexta-feira (1º) o Fevereiro Pink, mês em que todas as unidades da rede terão ações especiais voltadas ao combate das IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis/Aids.

A sexta-feira (15) será o Dia D do Fevereiro Pink, com intensificação das ações em todas as unidades. Além disso, a Secretaria também vai promover no dia 19 de fevereiro o 3º Simpósio de IST/Aids, que será realizado das 8 às 17 horas, no Adamastor Centro. Será uma atividade para proporcionar a troca de saberes e experiências entre professores e profissionais de saúde, articulada na parceria entre o Programa de Combate às IST/Aids e Hepatites Virais e Programa Saúde na Escola (PSE), com participação das Secretarias Municipal e Estadual de Educação.

Por isso, a Secretaria aproveitará a oportunidade para realizar a abertura do Programa Saúde na Escola deste ano durante o Simpósio, quando os gestores municipais assinarão o Termo de Compromisso com o Ministério da Saúde, com metas pactuadas para o biênio 2019/2020. Dentre elas, a realização de ações de promoção do direito sexual, reprodutivo, cidadania, direitos humanos e o combate à violência.

IST:

Guarulhos apresenta taxa de detecção de 20 novos casos de infecção pelo HIV para cada 100 mil habitantes (SES, 2018), com aumento do número de notificações nos últimos anos, principalmente em homens jovens que fazem sexo com outros homens (SINAN-NET, out/2018). Em relação à sífilis, as notificações em gestantes adolescentes aumentaram em todo o Estado de São Paulo, ao mesmo tempo em que se observou o crescimento de 4,2 vezes no número de casos de sífilis congênita de mães jovens, com 24 anos ou menos de idade (SES, 2018).

No município, mais da metade dos casos de sífilis em gestantes diagnosticados em 2017 concentrou-se na faixa etária de 14 a 24 anos em Guarulhos, período em que foram notificados 243 casos de crianças expostas à sífilis materna e sífilis congênita (SINAN-NET, out/2018).

Segundo o coordenador do Programa de Combate às IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde, Ricardo Gamboa, informações do Ministério da Saúde, indicam que aproximadamente 55% dos brasileiros entre 16 e 25 anos estão infectados com o papilomavírus humano (HPV), enquanto os dados do Programa Nacional de Imunização apontam baixas coberturas vacinais, tanto nas meninas quanto nos meninos (Brasil, 2017).

- PUBLICIDADE -