Sem ascensão de carreira e alegando falta de combustível nas viaturas, GCMs devem realizar protesto nesta sexta-feira

Assunto:Mega Operação GCM e Polícia Milira Local:Bosque Maia(Consentração) Avenida Paulo Faccini Data12.01.2016 Foto:Sidnei Barros/PMG

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

Nesta sexta-feira (01), integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM), devem realizar um protesto em frente à Secretaria para Assuntos de Segurança Pública (SASP), localizada na avenida Salgado Filho, n° 427, na região central. O motivo do protesto seria a falta de ascensão de carreira dos agentes.

“Eu estou há nove anos sem ascensão, e a situação na guarda é de calamidade. A gente movimenta as viaturas do próprio bolso”, afirmou um agente que preferiu não se identificar, com medo de represálias, destacando que o assunto já vem sendo prometido pela administração municipal desde o ano passado.

A previsão é que o protesto ocorra a partir das 18h30. Com relação a manifestação desta sexta-feira, a secretaria destacou em nota já tinha tomado ciência desta questão, e quanto a falta de combustível, a SASP alega que esta denúncia não procede, já que o abastecimento estaria ocorrendo normalmente.

Quanto ao assunto da ascensão, a secretaria voltou a assumir o compromisso de que haverá uma ascensão de carreira para os guardas. “Para que isso aconteça foi montada uma comissão de trabalho envolvendo sindicato, representantes dos guardas civis e das secretarias de Gestão e de Justiça, resultando em minutas que foram encaminhadas à Secretaria de Justiça para que os procuradores analisassem o que juridicamente, tecnicamente e financeiramente era possível fazer. As análises já foram concluídas e o projeto será encaminhado à Câmara Municipal para votação assim que os vereadores voltarem do recesso. Só após a votação, a ascensão dos GCMs poderá ser sancionada”.

- PUBLICIDADE -