Aeroporto de Guarulhos bate recorde e recebe 42,2 milhões de passageiros em 2018


Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

O Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos teve o melhor o ano da história em 2018, com a movimentação de 42,2 milhões de passageiros. O número é um recorde de acordo com a concessionária, o Gru Airport, já que o melhor ano em movimentação de passageiros do aeroporto foi durante 2014, graças a competição da Copa do Mundo, sediada no Brasil, quando passaram pelo aeroporto 39,5 milhões de passageiros.

O balanço do primeiro mês deste ano ainda não está fechado, segundo informou o Gru Airport, mas atualmente há uma movimentação diária de 120 mil passageiros, com cerca de 830 operações diárias entre pousos e decolagens. Sobre a possibilidade de ampliação de novas rotas, a concessionária responsável pela administração do aeroporto, alegou que além de Munique, na Alemanha, ainda não houve confirmação de uma nova rota.

Essa rota entre Guarulhos-Munique será operada pela companhia aérea Latam Airlines Brasil, e deve iniciar as operações no mês de junho deste ano. Além deste recorde, o Gru Airport também investiu em tecnologias, como o Sistema Automatizado de Distribuição de Bagagens, com 5 km de esteiras, este sistema permite rastrear e localizar as malas em tempo real.

Além de receber os dois maiores aviões deste planeta, como o A380 da Emirates e o Boeing 747-800 da companhia aérea alemã Lufthansa, a nova meta da concessionária é iniciar um novo ciclo de obras, com o objetivo de atingir no final da concessão em 2032, o aumento da capacidade do aeroporto, para receber até 60 milhões de passageiros por ano. “Para chegar neste patamar, a concessionária planeja algumas obras em diversos setores do aeroporto, com destaque para um novo pátio de aeronaves, com planejamento para 2019, o novo Pier no Terminal 3, para 2021. Além disso, existem projetos para outros novos pátios até o final da concessão”.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

- PUBLICIDADE -