Chuva volta a castigar os bairros de Guarulhos nesta quarta-feira

- PUBLICIDADE -

Reportagem: Antônio Boaventura e Ulisses Carvalho

Desde o dia 25 de janeiro, Guarulhos convive com os problemas ocasionados pelo volume excessivo de água das chuvas, em especial, em bairros da periferia do município. Nesta quarta-feira (6), moradores do Jardim Santa Emília, Vila Any, Parque Mikail e Vila São Rafael foram severamente atingidos e registraram diversos tipos de prejuízos com os temporais.

Na rua Belarmino Antônio Garcia, no Jardim Santa Emília, o asfalto cedeu e atingiu o sistema de abastecimento de água. Em função do incidente a rua foi interditada pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (SMTU).

De acordo com administração municipal, o incidente afetou 30 mil moradores. “O prefeito Guti criou uma força-tarefa para atuar no local e garantir que as primeiras medidas de isolamento da área fossem realizadas. Equipes da Defesa Civil, Sabesp e da EDP estão no local para avaliar a situação. A Guarda Civil Municipal permanecerá no local e a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana manterá os desvios no trânsito na região”, destacou em nota a administração municipal.

Além de ceder, parte da via ainda se encontra com muitas rachaduras. Há um poste que também corre risco de queda. Uma escola particular infantil que está localizada na mesma rua chegou a cancelar as aulas devido ao problema.

Em janeiro, a cidade registrou máxima de 338,2 mm de chuva

Durante o mês de janeiro, Guarulhos registrou as máximas de 329.4 e 338.2 milímetros de chuva na cidade, correspondentes aos bairros do Soberana e região central, de acordo com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec). A maior temperatura registrada no município neste primeiro mês do ano foi de 34°C.

A Compdec afirmou que não realiza o controle de rajadas de ventos. Ela informou que em janeiro de 2018, o maior índice de chuvas foi de 313,4 mm. Neste ano, o registro está próximo, mas o temporal é agravado, ainda, por fortes ventos. No último temporal na quarta-feira (30 de janeiro), a cobertura de um posto de gasolina localizado rua Andaluzia, no bairro da Vila Hermínia, região da Ponte Grande, derrubou a cobertura de um posto de gasolina.

A Defesa Civil recebeu 12 ocorrências, em diversos bairros, entre eles: Santa Edwirges, Santa Emília, Pimentas, Vila Any, Parque Jandaia. Jardim dos Cardosos, Jardim Cumbica e Nova Cidade. O maior índice de chuvas foi registrado na região central. Pontos de alagamento foram registrados no Parque Primavera e no Vila Any.

- PUBLICIDADE -