Prefeitura entrega telecentro para população do Cabuçu

Assunto: Aula Inaugural Telecentro Locall: Estrada David Corrêa, 1117, Cabuçu, Santa Mônica Data: 08.02.2019 Foto: Fabio Nunes Teixeira
- PUBLICIDADE -

Os moradores da região do Cabuçu agora têm a opção de cursar informática gratuitamente próximo de casa, por meio do Programa de Inclusão Digital, da Secretaria Municipal do Trabalho. Nesta sexta-feira (8), o telecentro instalado dentro do Hotel Santa Mônica, localizado na Estrada David Corrêa, 1.117, deu inicio às atividades.

O local tem capacidade para atender 20 alunos por turno (manhã e tarde) e as aulas acontecerão duas vezes por semana. Guarulhos conta agora com 16 unidades do Telecentro, distribuídas por toda a cidade, a fim de atingir o maior número de pessoas.

A secretária do Trabalho, Telma Cardia, participou da aula inaugural e lembrou a importância de levar os cursos gratuitos para os locais mais afastados do Centro. “O governo tem a preocupação em qualificar a população pra que seja mais fácil conseguir uma colocação no mercado de trabalho. Muitas vezes as pessoas não têm recursos para pegar ônibus e ir até o Centro participar dos cursos, por isso é importante descentralizar as unidades dos telecentros”, afirmou.

Telma aproveitou a oportunidade para conversar com os alunos e descobrir quais as expectativas para o curso. “Aqui, se você quiser, pode chegar ao último módulo que é robótica. É só você querer. Vocês que estão aqui já mostram para nós que estão buscando uma vida melhor por meio do conhecimento”, ressaltou.

Apoio

Durante a conversa, os alunos de diversas idades deram depoimentos do motivo de terem realizado a inscrição. Entre eles, Célia Sinigalia, de 50 anos, que nunca havia se interessado em participar dos cursos, desta vez tomou atitude de se inscrever. “Fiquei ansiosa pela ligação me chamando para realizar a matrícula. Às vezes, você pede para os filhos ensinar e eles não têm paciência. Quero sair daqui expert e ensinar eles agora.”

Já Vitória Emanuele, de 18 anos, que acabou de concluir o colegial, comentou a expectativa de se formar no curso. “Quero sair daqui com um aprendizado que me ajude a arrumar um bom emprego para que eu possa ajudar minha família”, afirmou.

Além da secretária do Trabalho, participaram da aula inaugural o professor responsável pela turma, Matheus Albert, e a gerente do hotel que cedeu espaço para instalação do curso, Lane Gomes dos Santos.  O professor, de forma dinâmica, explicou para os alunos toda a estrutura do curso, que é dividido em quatro módulos: Informática Básica; Informática Avançada; Montagem e Manutenção de Computadores e Introdução a Automação e Robótica.

- PUBLICIDADE -