Turismo, cultura, trilhas e gastronomia são motivos para conhecer a Vila de Paranapiacaba


Para os amantes de história, a Vila de Paranapiacaba é um excelente passeio. Localizada a 44 km da cidade de São Paulo, a vila histórica pertence à cidade de Santo André, e no final do século XIX, chegou a ser ocupada por ingleses, que viveram no local durante construção da estrada de ferro que ligava a cidade de Santos a Jundiaí.

Para os turistas que adoram visitar museus, há entre as opções o Museu Funicular, onde estão as oficinas e ferramentas que os operários utilizam para a fabricação dos trens. Outros passeios históricos são os casarões, como a Casa Fox, que foi restaurada recentemente com o objetivo de divulgar um pouco da memória dos moradores locais.

Na parte de trilhas e caminhadas, tem a Trilha do Mirante, uma das mais clássicas do local, atravessando o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba (PNMNP). Outra opção de trilha também é a conhecida como Poço Formoso, localizada próxima à vila, tem como destaque, diferentes piscinas naturais de águas cristalinas, além do clima agradável e das belezas da Mata Atlântica.

Misturada a toda essa cultura, também há a parte gastronômica da vila, que conta com restaurantes baseados na mesma estrutura das pequenas casas das vilas inglesas. Confira as dicas que o HOJE preparou para você desfrutar de uma deliciosa refeição durante a visita a Paranapiacaba:

Estação Cavern Club Restaurante e Wine Bar

Localizado na avenida Fox, n° 525, oferece no cardápio massas frescas italianas, lisas ou recheadas, além de outros pratos como filé mignon, peixes, frango caipira, risotos, fondue, e uma das especialidades da casa, que é a costela suína com geleia de Cambuci e arroz negro. No estabelecimento também há opções para vegetarianos e veganos. Mais informações: (11) 4421-1760 / 4439-0121.

Restaurante Vila Inglesa:

Com uma gastronomia casual, de pratos brasileiros caseiros,  a comida é feita no fogão a lenha, com boa variedade de saladas, dois tipos de arroz, macarrão, e uma costela, que é uma das principais atrações da casa. O restaurante está localizado na avenida Fox, n° 438, e para mais informações, ligue: (11) 4439-0190.

Tradição dos Pampas Bar e Restaurante

O Tradição dos Pampas Bar e Restaurante, tem uma comida mais simples e muito saborosa, com pratos como carne panela, frango frito, saladas variadas, linguiça e torresmo. O restaurante oferece também uma variedade de produtos feitos com a fruta do Cambuci. O estabelecimento também oferece música ao vivo durante os finais de semana, e está localizado na rua Direita, n° 398. Mais informações: (11) 97270-4348.

Restaurante Estação do Sabor

O restaurante está localizado na rua Antônio Olintho, n° 485, e tem como destaque, além das deliciosas refeições, bolos caseiros. Entre as opções do cardápio está um delicioso frango empanado, peixes, verduras e feijoada. Mias informações, ligue: (11) 4439-0601 ou 7626-1084, e também por e-mail: [email protected].

Foto: Rubens Chiri

- PUBLICIDADE -