Governo de SP estuda a possibilidade de instalar Baep da PM em Guarulhos

BAEP

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

O governo do estado de São Paulo está estudando a possibilidade da instalação de um Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), em Guarulhos, de acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP). Durante a campanha eleitoral, o governador João Doria (PSDB), prometeu também melhor estrutura para a Polícia Civil e Militar.

“O Governo de São Paulo está trabalhando para ampliar a instalação de Batalhões de Ações Especiais de Polícia (Baeps) em todo o Estado. Há estudos em andamento para definir o cronograma. O combate à criminalidade e o reforço no policiamento são compromissos da atual gestão”, destacou em nota a SSP.

Na sexta-feira (08), Joao Doria e o secretário da SSP, general João Camilo Pires de Campos, anunciaram a criação de quatro novos Baeps, nos municípios de São Bernardo do Campo, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e o centro da capital paulista. “O decreto nº 64.109, publicado na edição de sábado (9), criou os 6º, 7º, 8º e 9º Batalhões de Ações Especiais de Polícia, sediados nas cidades de São Bernardo do Campo, São Paulo, Presidente Prudente e São José do Rio Preto”.

Além destes novos, atualmente há cinco Baeps distribuídos em Campinas, Santos, São José dos Campos, Zona Leste de São Paulo e Barueri. Caso Guarulhos seja contemplada, seria o primeiro batalhão desse tipo na cidade. A previsão é de que esses novos batalhões comecem a funcionar em meados do mês de abril.

“As ações constantes das polícias Civil e Militar em Guarulhos permitiram que a região chegasse a taxa de homicídios de 6,08 casos para cada 100 mil habitantes, a menor da série histórica iniciada em 2001. Houve queda nos homicídios (-38%), latrocínios (-66%), roubos em geral (-17%) na cidade no ano passado, em comparação com 2017”.

Foto: Divulgação Baep

- PUBLICIDADE -