Patrimônio histórico e cultural, Itu tem ótimos passeios em família e bela gastronomia

- PUBLICIDADE -

Quando falamos em Itu, cidade localizada há apenas 100 km de São Paulo, já pensamos nas coisas grandes, pelo qual o município ficou conhecido e virou atração de turistas. Mas além de ser uma cidade considerada mais tranquila, também é ótimo para um passeio em família e conhecer um pouco da história de uma das cidades mais antigas do estado de São Paulo.

Fundada em 1610, entre os pontos históricos que vale a pena visitar, destaca-se a Praça Padre Miguel, localizada no Centro da cidade e também conhecida como Praça Matriz, este ponto atraí olhares curiosos dos visitantes pelo orelhão e o semáforo gigante. Próximos da praça também estão localizados casarões históricos e a Igreja Nossa Senhora da Candelária, ou Igreja Matriz, construída no ano de 1780.

Um belo passeio em família também é no Parque Maeda, que dentre os brinquedos aquáticos conta com boia motorizada e pedalinho, além de atividades para as crianças, como o arvorismo, onde a pessoa é levada até a copa das árvores, por meio de plataformas e pontes suspensas. Outros destaques são o passeio a cavalo, o teleférico, passeios de trenzinho, playground e piscinas como toboágua.

Além de história, lazer e cultura, a gastronomia também é uma das grandes atrações de Itu, que conta com a Fazenda Chocolate, localizada a 10 km do centro, onde o visitante pode acompanhar como é efetuado todo o processo de fabricação do chocolate. Já o Rancho da Picanha, oferece diversos cortes de carne e também a tradicional picanha na brasa.

A cidade ainda tem no roteiro um passeio pela Praça dos Exageros. O local tem esculturas gigantes, contando com um boneco do humorista Simplício, vestido com a camisa do Ituano, time da cidade, além de um grande caixa do Bradesco. Confira as dicas gastronômicas que o HOJE preparou para você desfrutar no roteiro deste final de semana:

Fazenda do Chocolate (Itu)

Aos finais de semana e feriados a casa funciona com estrutura completa de passeios e praça de alimentação caipira, com diversos tipos de salgados, mini pizzas, crepe de palito, sucos, refrigerantes, loja de chocolates, loja de artesanatos e restaurante. Para as crianças há opções de lazer como trilhas, roteiro do cacau, visita ao museu da colonização italiana, passeios de pônei, Show com palhaços e personagens infantis, entre outros.

Localização: Estrada Parque, Km 90, s/n – Pedregulho, Itu

Contato: 4022-5492

Rancho da Picanha

Localizado na rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo, no km 57 da cidade de Itu, o restaurante tem como destaque além de uma deliciosa picanha na brasa, também há o Costelão na brasa, uma carne de muita qualidade, assado por 12 horas em fogo brando. Um dos pratos executivos é o Miolo de Alcatra grelhado na brasa com legumes. Mais informações:  (11) 4024-1093.

Bar do Alemão

Um dos locais mais conhecidos da cidade e também com melhor gastronomia, o Bar do Alemão está localizado na rua Paula Souza, n° 575, na região central de Itu. No cardápio, entre as opções estão porções como aperitivo para servir de até três pessoas, como bolinho de carne, o delicioso bolinho de bacalhau e tábua de frios. Para quem deseja uma melhor refeição há o filet calabrês, que é grelhado e recheado como provolone, cebola batida e calabresa, além de pratos típicos da Alemanha, como o Eisbein, ou melhor, o Joelho de Porco. Mais informações: (11) 4022-4284.

- PUBLICIDADE -