Prefeitura confirma quase 60 casos de febre amarela nos últimos 12 meses

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

Apesar do surto na cidade entre o final de 2017 e meados de 2018, Guarulhos registrou nos 12 meses 56 casos de febre amarela. A administração pública ressalta que há vacinas disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). A região da Serra da Cantareira foi a que apresentou maior número de casos. Em 2018 aconteceram pelo menos 30 mortes provocadas por este vírus.

Em setembro do ano passado, o governo municipal ressaltou que a meta estabelecida seria a imunização de 1 milhão de habitantes. Dentro desta proposta, o município, ainda, precisa vacinar aproximadamente 103 mil habitantes. Estes dados correspondem a pouco mais de 90% do número proposto pela municipalidade. A vacina contra a febre amarela passa a integrar as doses de rotina do calendário nacional de imunização.

Com aproximadamente 1,4 milhão de habitantes, o município conseguiu cumprir até o final de julho do ano passado cerca de 90% das metas estabelecidas.  Foram imunizadas 897 mil pessoas contra a febre amarela, enquanto pouco mais de 254 mil estão protegidas contra os efeitos da A H1N1 na cidade.

Foram confirmados cinco casos na região de Saúde Centro, 23 na Região Cantareira, 16 na Região São João / Bonsucesso e outros 12 na Região Pimentas / Cumbica. Como forma preventiva, o governo municipal, através da secretaria de Saúde, afirma promover ações educativas junto à população e de combate de vetores.

“É muito importante se vacinar contra a febre amarela. Pude ver que ela é muito perigosa e pode matar. Não quero ter problemas com essa doença. Não custa nada e não dói nada”, disse a doméstica Patrícia Camargo, 49 anos.

- PUBLICIDADE -