Programa Saúde na Escola pactua meta para atender 157.605 mil alunos

- PUBLICIDADE -

Diante de uma plateia que lotou o Adamastor Centro, representantes da Secretaria de Saúde de Guarulhos e das secretarias municipal e estadual de ensino assinaram o Termo de Compromisso do Programa Saúde na Escola (PSE) para o biênio 2019/2020, que tem como meta atender 157.605 alunos de 242 escolas públicas de Guarulhos. A assinatura do pacto aconteceu durante o 3º Simpósio de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), uma vez que a prevenção desses agravos é um dos 13 eixos do PSE.

Representando a secretária de Saúde Ana Cristina Kantzos, o adjunto da pasta, Dalmo Alves de Souza Viana, agradeceu a todos que ajudam a construir o SUS e o caráter das crianças que serão os futuros dirigentes do Brasil. “Sou um produto da escola pública como muitos aqui que também são tratados e acompanhados pelo SUS que não faz distinção de raça, de gênero ou de nacionalidade”, disse.

Também presente à solenidade de abertura do PSE e do 3º Simpósio, o subsecretário de Educação, Fernando Gomes de Moraes, destacou que a escola é reflexo da sociedade civil e que parcerias como o PSE fortalecem o protagonismo dos cidadãos. “Vivemos em um momento de muitos ataques e com grandes desafios. Políticas públicas como essa do PSE são indissociáveis”, destacou. Da mesma forma, o coordenador do Programa de IST Aids, Ricardo Gamboa, estimulou os participantes a pensar estratégias em conjunto, para superar os obstáculos.

Mesas de debates:

Logo após as falas de abertura, a platéia, composta por profissionais de Saúde e da Educação, além de graduandos e pós-graduandos das duas áreas, assistiu às explanações dos convidados especialistas. A primeira a se apresentar foi Fabíola Mara Ribeiro, enfermeira especializada em Saúde Pública, do Programa Municipal de Imunização. Ela falou dos mitos e verdades do HPV, destacando que o Brasil tem o melhor calendário de vacinas do mundo, sendo referência para outros países.

A médica Tatiana Megale de Lima, especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Unifesp, foi a segunda palestrante e também abordou o HPV, tirando dúvidas da platéia. Ela citou estudo da Organização Mundial da Saúde, que garante a segurança da vacina, que protege contra o câncer de colo de útero e pênis e verrugas genitais. Segundo ela, 180 milhões de doses já foram distribuídas no mundo todo.

Abordagem ao adolescente:

Na sequência, Silvia Piedade de Moraes (doutora em Educação e Saúde pela Unifesp, especialista em Gestão de ensino, direito educacional e educação sexual) falou da diferença de gênero, de como a escola é importante no cuidado do adolescente e como deve ser a abordagem deste público nas questões de Saúde.

Fechando os trabalhos da parte da manhã, a psicóloga e mestre em Psicologia Social e com doutorado em Medicina preventiva pela USP, Gabriela Junqueira Calazans, discorreu sobre as polêmicas recentes sobre sexualidade em um cenário social de intensas transformações como o atual. Ela abordou a mudança de valores e as legislações vigentes para assegurar a efetivação à saúde dos adolescentes.

Na parte da tarde, assim como ocorreu na abertura do evento, os trabalhos tiveram início com a apresentação da cantora Carolina Frade, que também é farmacêutica responsável pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) São Rafael e Itapegica. Logo após, o médico Rodolfo Hermida, da UBS Flor da Montanha abordou como deve ser a abordagem com adolescentes para que protagonizem projetos de Promoção à Saúde. O evento teve ainda apresentação das boas práticas desenvolvidas com o público jovem pelas quatro regiões de Saúde, além mesa sobre como driblar a tuberculose.

- PUBLICIDADE -