Cadastramento biométrico atinge 99,91% do eleitorado de Guarulhos

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

Dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) apontam que Guarulhos está muito próximo de atingir sua totalidade de eleitores com cadastro no sistema biométrico. Estão aptos a participarem dos próximos processos eleitorais 831.187 pessoas. Destes, 830.447 já estão devidamente regularizados com a Justiça Eleitoral. Ou seja, 99,91%.

No processo eleitoral de 2014, o município contava com aproximadamente 868 mil eleitores. Quatro anos depois, a cidade perdeu mais de 50 mil eleitores e registrou a ida ás urnas de 814.342 pessoas. Um dos motivos foi a ausência destes no processo de cadastramento biométrico.

Até o dia 9 de maio do ano passado havia cerca de 955 mil pessoas com possibilidade de participar do processo eleitoral. Contudo, uma parcela desta quantia precisava regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral, através do cadastro biométrico. O saldo final foi à ausência de mais de 150 mil eleitores na última eleição.

Para regularizar, basta comparecer ao cartório eleitoral correspondente a sua residência, apresentando documento de identidade oficial, comprovante de endereço recente, e o título eleitoral. Caso o eleitor tenha alguma pendência em seu cadastro, será emitida guia e ele terá de realizar o pagamento da multa. Neste caso não há multa específica para a biometria.

Já o eleitor que não votar nem justificar por três eleições seguidas têm o título automaticamente cancelado. Lembrando que, nessa conta, cada turno corresponde a uma eleição. O eleitor que não se encontra nessa situação está sujeito somente à multa pela falta de justificativa, mas ainda pode continuar votando.

O prazo para justificativa do eleitor que estava no Brasil no momento das eleições se encerra em 60 dias após cada turno. Para o eleitor que estava fora do Brasil, há o prazo de 30 dias, contados do retorno ao País. Existe a multa para cada turno em que o eleitor não comparecer e não justificar a sua ausência. Desse modo, o eleitor que não fez a biometria em uma cidade na qual ela era obrigatória terá de realizar o pagamento pelo fato de, como o seu título estava cancelado, não ter podido votar. 

- PUBLICIDADE -