Comissão analisa reivindicações dos micreiros de Guarulhos


A Comissão Permanente de Trânsito e Transportes da Câmara de Guarulhos, em reunião realizada na manhã desta terça-feira (26), teve a participação de representantes do Sindicato dos Micreiros de Guarulhos. Eles pedem o apoio dos vereadores Romildo Santos (DEM), Geraldo Celestino (PSDB) e Maurício Brinquinho (PT) na tentativa de resolver, junto ao Executivo, uma série de reivindicações da categoria. Uma delas, segundo o presidente Cícero Sebastião de Araújo, é retirar a obrigatoriedade de recolhimento do ISS dos trabalhadores. “A Prefeitura se comprometeu a enviar um projeto de Lei para a Câmara neste sentido em 2017, mas até agora isso não aconteceu”, reclamou.

Os sindicalistas também solicitam que a Prefeitura ofereça mais corredores de ônibus, para aumentar a velocidade média dos veículos, que pavimente diversas ruas por onde passam os coletivos e que a fiscalização seja menos severa na aplicação de multas administrativas. “Às vezes nos atrasamos por conta da chuva ou algum acidente ao longo do percurso e, ao chegar aos terminais, somos multados por isso”, exemplificou Cícero Araújo.

O vereador Romildo Santos , presidente da Comissão, se comprometeu a intermediar as reivindicações com o prefeito Guti (PSB). “Nós vamos enviar um ofício e conversar pessoalmente com o prefeito sobre esses assuntos”, adiantou. Ele também abriu a possibilidade de a Comissão convidar os responsáveis pela fiscalização no transporte público para discutir em uma reunião conjunta com os sindicalistas a questão das multas administrativas.

 A Comissão também deliberou, com parecer contrário, um projeto de Lei. Trata-se do PL 3832/2018, de Maurício Lula Brinquinho, que cria a função de agente de bordo de transporte coletivo em Guarulhos. De acordo com os vereadores Santos e Celestino, a proposta incluiria mais um profissional dentro do ônibus, quando  se projeta em Guarulhos diminuir o número de funcionários.

Foto: Nico Rodrigues

- PUBLICIDADE -