Chuvas castigam 14 bairros e deixam 30 casas sob o risco de desabamento em Guarulhos

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

Desde o dia 25 de janeiro, Guarulhos convive com os problemas ocasionados pelo volume excessivo de chuvas, em especial, em bairros da periferia do município. Nos últimos cinco dias, 14 bairros foram severamente atingidos e registraram diversos tipos de prejuízos. A Defesa Civil identificou cerca de 30 residências com possibilidade de desmoronamento.

O órgão registrou 50 ocorrências entre sábado (2) e domingo (4), sendo 21 alagamentos, seis quedas de árvores, 18 problemas de construção, quatro deslizamentos e uma infiltração. A prefeitura informou que as secretarias de Obras, Serviços Públicos, Assistência Social, Meio Ambiente e a Proguaru prestam assistências à população nos bairros atingidos.

No domingo (3), após temporal, o prefeito Guti (PSB) convocou força-tarefa para ajudar no atendimento aos desabrigados, limpeza de ruas e desobstrução de rios e córregos. 

Houve registro de alagamentos no Jardim Presidente Dutra, Jardim Silvestre, Vila Barros, Nova Cidade, Cumbica, Pimentas, Maria Dirce, Santo Afonso, Alvorada, Ansalca, Mediterrâneo, Vila Izildinha, Água Azul e Ponte Alta. Na maior parte deles, a água baixou e as equipes da Prefeitura promoveram a limpeza das ruas e desobstrução de córregos que passam por esses locais, recolhendo grande quantidade de lixo, que é jogado pela própria população.

Na Vila Izildinha, o alagamento persistiu durante a segunda-feira, devido ao nível do Rio Tietê, que estava acima de algumas casas construídas no bairro. Foram registrados índices entre 13.4 a 20.8 mms de chuva. A precipitação pluviométrica atingiu 73.1 mm no Parque Cecap. Na segunda-feira (4), os índices diminuíram, chegando a 55 mm no Bonsucesso. Contudo, o governo municipal não revelou a quantidade de árvores que caíram neste período.

- PUBLICIDADE -