Daee coloca Vila Guaracy em alerta por conta do risco de alagamentos

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

A Vila Guaracy, na região do Pimentas, está em alerta ou Cota de Alerta desde o último domingo (10), segundo o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee). O bairro está próximo da várzea do rio Tietê. Apesar da forte chuva que caiu sobre a cidade no último final de semana, a prefeitura registro apenas um caso de alagamento, justamente na Vila Guaracy, em especial, na rua dos Vigilantes.

De acordo com moradores do local, situações de alagamento são recorrentes sempre que o volume de precipitação foge da normalidade na região, o que provoca o trasbordo do rio Tietê.

Para atingir a condição de Cota de Alerta é necessário que o nível de água ultrapasse a cota de 730,62 metros. E com a chuva dos últimos dias, o posto da Vila Guaracy atingiu a marca e passou a figurar para o Daee como local em estado de alerta.

O departamento explicou que esta classificação existe apenas para o bairro e não para toda cidade. A rede telemétrica do Daee mostra que o rio Tietê está em Cota de Alerta no posto da Vila Guaraci, com o nível do rio na cota 730,38 metros.

Naquele trecho do rio, com extensão de aproximadamente 1.000 quilômetros, existem trechos em que se tornou local de descarte de diversos tipos de objetos, inclusive de veículos. Este é o cenário encontrado no bairro da Vila Any, que fica no extremo leste de Guarulhos e faz limite com a cidade de São Paulo, no Itaim Paulista.

Na estrada do Itaim, via de acesso que liga os municípios limites, é possível avistar a imensa quantidade de resíduos depositados ao longo do rio, entre eles montanhas de plásticos, material este que pode levar anos para se decompor.

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -