Prefeitura prevê retorno da Zona Azul nas ruas da cidade até junho

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

A Prefeitura de Guarulhos prevê a retomada da Zona Azul até os primeiros dias do mês de junho. De acordo com a administração municipal, a conclusão do processo de licitação deste serviço está marcada para o próximo dia 28. O estacionamento rotativo nas vias da cidade está desativado desde o dia 25 de março do ano passado.

A licitação para a escolha da nova escolha da nova empresa para gestão da Zona Azul foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 22 de fevereiro e marcada para o dia 28 de março. Logo depois que o resultado for conhecido, estima-se que o serviço volte a funcionar dentro de um prazo de 60 dias.

Ainda na gestão do ex-secretário Giuliano Locanto, substituído por Paulo Carvalho, a promessa seria de que o serviço estaria reativado em meados de novembro do ano anterior. Fato que não se consumou e, assim, os 63 parquímetros foram lacrados. E, com a inatividade do serviço de estacionamento rotativo, aumentou a presença e ação dos chamados “flanelinhas”, em especial, na região central.

Novo sistema contará com quase 3 mil vagas nas ruas

O novo sistema de Zona Azul (estacionamento rotativo pago) contará com um total de 2.994 vagas. Dessas, 199 serão destinadas a idosos (5%), 128 para deficientes (2%) e 128 para motocicletas (2%). As demais 2.539 vagas são para o chamado sistema operacional normal que será totalmente digitalizado.

Nesta nova proposta para o sistema, o usuário poderá reservar sua vaga por 30 minutos (tempo mínimo), 1 hora (intermediário), ou 2 horas (tempo máximo), por meio de um aplicativo instalado no celular, ou comprando o cartão virtual dos monitores do sistema, que estarão trabalhando nas ruas para atender o público.

O sistema digitalizado irá impedir que o usuário fique estacionado por 2 horas e, depois desse tempo, tire o veículo do local e estacione em uma região próxima. A leitura das placas irá impedir a compra de uma nova vaga na Zona Azul. A distribuição das 2.994 vagas vai acontecer da seguinte forma: 1.743 na região central, 733 na região do Bosque Maia, 215 no Macedo, 170 na Vila Galvão e 133 no Bom Clima.

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -