Conhecida como a Rota do Vinho, São Roque também é opção de lazer e gastronomia

- PUBLICIDADE -

Localizada a apenas 82, 5 km de Guarulhos, a cidade de São Roque, que ficou conhecida pela tradicional rota do vinho, com mais de 30 estabelecimentos entre vinícolas, adegas e também tem grandes restaurantes com uma grande variedade gastronômica. A cidade foi fundada em 1657, além de ser rica em patrimônio histórico, cultural e ecológico.

Um dos melhores passeios para realizar um bate e volta com a família, a cidade é muito além das vinícolas, e tem como vias de acesso as rodovias Raposo Tavares e Castello Branco. Um dos pontos culturais para conhecer é a Estação Ferroviária, já desativada, porém, para os amantes de fotografia é um dos grandes locais para a realização de imagens.

Outros pontos marcantes da cidade é o Morro do Cruzeiro, que tem uma bela vista de São Roque, além de estar localizado próximo ao centro. A Igreja Matriz da cidade é a maior dedicada somente a São Roque no país, e foi fundada em 1932. Para os amantes de cultura, também existe a opção do Centro Educacional, composto por bibliotecas, oficinas culturais e até trilhas ecológicas. Confira o roteiro especial que o HOJE preparou para você:

Restaurante Itacolomy

O Restaurante Itacolomy serve comida caseira com opções de carnes e refogados diários, acompanhados de um ótimo arroz com feijão mantendo a tradição rural da cidade, além da completa salada orgânica colhidas diariamente da própria horta da casa. Com vista privilegiada e panorâmica da ferrovia de São Roque, sua área de lazer dispõe de um playground e diversos animais do sitio. A área gramada e aberta deixa ainda mais agradável o ambiente para os clientes desfrutarem da paz e tranquilidade da região. A casa funciona de segunda-feira a quinta-feira das 9h às 19h; sexta-feira das 9h às 21h; sábado das 7h30 às 19h; e aos domingos das 7h30 às 17h.

Localização: Rua Benedito Silvino de Camargo, 140 – Canguera

Contato: (11) 4711-1036

Vila Don Patto

Além dos famosos pratos de bacalhau, há também a deliciosa receita de carne suína assada na brasa (rojão à moda do restaurante), regada ao azeite e servido com batatas, brócolis puxado no azeite, alho e azeitona. Na parte de sobremesas, tem o pastel de Belém, pudim de leite, pêra ao vinho com sorvete, creme de papaya e torta de maçã. O restaurante está localizado na Estrada do Vinho, km 2.5. Telefone (11) 4711-3001.

Cantina Tia Lina

É a melhor opção para quem está pela Estrada do Vinho na hora do almoço. Com salão espaçoso e toalhas quadriculadas sobre as mesas, serve pratos fartos e descomplicados. As massas, feitas ali mesmo, costumam ganhar a companhia de produtos locais. A especialidade da casa é o rondelli de quatro queijos com molho rosé e pedaços de alcachofra. Localização: Estrada do Vinho, km 10,4 – Canguera. Telefone: 4711-2018.

Quinta do Olivardo

Com uma gastronomia inspirada em tradicionais receitas da Ilha da Madeira, da cozinha do Quinta do Olivardo saem perfumados bolinhos de bacalhau, com casquinha crocante e textura cremosa. O bacalhau, aliás, é um dos protagonistas do cardápio. Aos finais de semana, os visitantes contam com uma atração à parte: uma pequena fábrica de pasteis de nata (Belém), além de um cafezinho passado em coador de pano, preparado em um fogão a lenha. O local está localizado na Estrada do Vinho, km 4 – Estância Turística de São Roque. Telefone: 4711.1100 .

- PUBLICIDADE -