Inspetoria de Patrulhamento com Cães visita GCM de Jundiaí

- PUBLICIDADE -

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos, por meio da Inspetoria de Patrulhamento com Cães – Canil, realizou na última quarta-feira, dia 13, visita técnica ao Canil da Guarda Municipal de Jundiaí.

Com objetivo de trocar experiências, na oportunidade, o dr. Helton  Oliveira Ferreira, médico veterinário de Guarulhos, conheceu um pouco da rotina do dr. Clóvis  Arnaldo Sproesser Filho, frente ao Canil da Guarda Municipal de Jundiaí, em relação a tratamentos dos cães, controle de alimentação e ração, além de serviços administrativos como licitações de medicamentos.

Imagens: Divulgação 

Com cães das raças pastor alemão, rottweiler, doberman e pastor belga malinois, o Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos  atua no patrulhamento diário, no Controle de Distúrbio Civil (CDC), na busca por pessoas desaparecidas, em desapropriações, na busca por drogas, no controle de grandes aglomerações (estádios, parques e eventos), entre outros serviços de segurança.

A escolha do animal é feita ainda nas primeiras semanas de vida, observando-se o cão mais atento (esperto), que não demonstra medo e que não seja muito bravo. O animal começa treinamento aos seis meses de idade e fica pronto para o serviço em um ano. Efetivamente, o cão está capacitado para atuar nas ruas aos dois anos de idade.

O treinamento com cães é dividido em várias etapas: condicionamento físico, (exercícios voltados para melhorar e manter a capacidade dos cães), adestramento básico realizado todos os dias, adestramento específico para entorpecentes, busca de pessoas perdidas ou desaparecidas, treinamento tático operacional, abordagem com cães, mordida de contenção ou defesa em injusta agressão.

- PUBLICIDADE -