Serviços de Acolhimento Residencial Bambi e Ponte Grande absorvem vagas do Albergue Centro

Assunto: Inauguração Casa de Acolhimento Bambi SDAS Local: R. Gerânio, 355 - Parque Res. Bambi Data: 13.03.2019 Foto: Fabio Nunes Teixeira

Desde o início de janeiro, os usuários do Albergue Centro estão sendo transferidos para o Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino – Parque Residencial Bambi e o Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino – Ponte Grande. Nesses locais, o funcionamento é 24h e são promovidas atividades direcionadas para a ressocialização e fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares dos usuários, resgate da integridade e promoção da reinserção social. Os Serviços são executados de forma indireta pelo Núcleo Batuíra e pela Associação Família SOS São Geraldo, respectivamente, em parceria com a administração municipal. Essas duas organizações da sociedade civil, que foram selecionadas por meio de edital de chamamento público da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social no segundo semestre de 2018, estão absorvendo as 100 vagas do Albergue Centro.

O Serviço de Acolhimento Residencial Bambi tem capacidade para 80 pessoas. Lá, os assistidos colaboram em serviços como a arrumação da cama, cuidados com o quarto e roupas, além da horta. Um deles é Jefferson Aurélio dos Santos, 28 anos, transferido do Albergue Centro para o Núcleo Batuíra em fevereiro. “Aqui me senti em casa. Me dão carinho, atenção e confiança”, disse o assistido que costumava limpar a cozinha e auxiliava nas demais tarefas que surgissem no local.

Pai de um menino de oito anos e há seis anos sem vê-lo, Jefferson voltou a estudar à noite e arrumou emprego como ajudante geral em um restaurante, depois morar na rua e se envolver com álcool e drogas. “Vendia água nos faróis e estou limpo há oito meses. Quero reconquistar meu filho e recomeçar a minha história. Junto dinheiro para alugar uma casinha e ter minha vida de volta”, contou o rapaz orgulhoso que obteve o registro do trabalho em carteira.

As instalações do Residencial Bambi possuem amplo salão de convivência, horta, banheiros equipados com chuveiros, quartos para até quatro conviventes, refeições completas diárias, salas próprias para atendimento técnico e orientação individual, bem como atividades de desenvolvimento social em grupo. Por meio de parceria com a Associação Paulista de Supermercados (APA), estão previstos no local cursos de culinária do projeto Nova Chance, visando à capacitação para o mercado de trabalho.

Os usuários contam com atendimento técnico e encaminhamentos a serviços da rede socioassistencial bem como têm acesso às políticas públicas que contribuam para sua autonomia, reinserção social e proteção às situações de vulnerabilidade.

Já o Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino – Ponte Grande oferece 20 vagas. Possui banheiros com chuveiros, refeitório, sala de convivência, quartos, espaço para atividades físicas e área externa de convivência. Oferece refeições completas diárias e encaminha os conviventes para a rede de serviço pública como Saúde, Trabalho, Educação, entre outras. Desenvolve atividades com jogos lúdicos, atividades físicas, oficina de leitura e grupos terapêuticos. Os encaminhamentos para os dois Serviços Institucionais de Acolhimento serão realizados pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.

Serviço:

Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino – Parque Residencial Bambi

Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino – Ponte Grande

Informações: Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social – tel 2087-7400.

- PUBLICIDADE -