Parte das padarias de Guarulhos deixa de vender cigarros após roubos e altos impostos

- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

Cerca de 30 padarias em Guarulhos já deixaram de vender cigarros e o motivo são os altos impostos, de acordo com o Sindicato dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sampapão). Ao todo, somente no estado de São Paulo, de acordo com o presidente do sindicato, Antero José Pereira, 600 padarias já aderiram entre capital e grande São Paulo.

Além da questão do imposto, outro motivo são os constantes assaltos, como no caso do panificador Hermínio Alonso Bernardo, 49, que já teve a padaria no bairro do Água Azul assaltada 18 vezes,  sempre com os bandidos levando cigarros. Na outra padaria, no bairro Vila Carmela, já houve quatro assaltos, porém, nenhum dos roubos ocorreu neste ano.

“Aderimos ao movimento de parar de vender cigarros na segunda-feira (01). Tem outra padaria no Jardim Silvestre, que também aderiu e nunca mais foi roubada”, afirmou Bernardo em entrevista telefônica ao HOJE, destacando que a cada vez que o governo aumentava os impostos em cima do cigarro, a margem de lucro das padarias sobre a venda do produto diminui.

O cigarro de acordo com Bernardo dá 6,9% de margem de lucro em média para as padarias, que estariam cadastradas no Simples nacional, um regime que une os principais tributos e contribuições que existem no pais. “A primeira faixa no Simples Nacional cobra 4,8% na venda bruta, e logo ficamos apenas com 2,1% de lucro, porém, 80% das compras são efetuadas em cartões de crédito ou débito, e as empresas de cartão tem uma taxa em média de 2% no valor da compra, e assim, não temos lucro com a venda de cigarro”, informou.

Segundo Pereira, o objetivo do sindicato é melhorar a margem de comercialização. “Já estivemos reunidos com a Souza Cruz, porém, ainda não chegamos a um acordo”, destacou o presidente, alegando que o movimento teve inicio na semana passada, porém, a adesão ficou maior a partir de segunda-feira.

“O fato de você ter um cigarro na estante já te dá perda de 1 ou 2% no capital”, destacou Bernardo, alegando que em 99% dos roubos em padarias, os bandidos levam sempre cigarro ou bebidas.

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -