Guarulhos deverá receber veículos híbridos e elétricos da Sabesp

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Reportagem: Ulisses Carvalho

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A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), afirmou ao HOJE que está na fase preliminar de testes com o objetivo de verificar a eficiência e também a economia e desempenho para a implantação de veículos híbridos na frota em Guarulhos, como o Toyota Prius e o elétrico BYD E5.

“Após os testes, virão outras fases a ser desenvolvidas antes da efetiva implantação em todas as unidades da Sabesp, o que certamente incluirá o município de Guarulhos. No entanto, a companhia acredita que a tecnologia deve evoluir de forma a obtermos viabilidade econômico-financeira para as atividades operacionais”, informou em nota a companhia.

Sobre quando a empresa começou a utilizar estes modelos, a Sabesp apenas afirmou que os carros ainda seguem em fases para uma possível aprovação, e  que inicialmente,  a companhia irá realizar os testes com apenas um modelo elétrico (BYD) por um período que pode variar entre 30 a 60 dias, na região metropolitana de São Paulo,  para estudar as vantagens em relação aos custos.

Quanto ao número de atendimentos diários realizados pela Sabesp na cidade, a empresa informou que como está em processo de migração no controle de atendimento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), para um sistema próprio, a companhia ainda não dispõe de dados precisos.

“A frota Sabesp é composta por 3.909 veículos, incluindo leves e pesados. Caso a tecnologia se viabilize certamente a implantação será gradual, numa matriz de mobilidade sustentável. Neste sentido, para cada veículo implantado, a economia com combustível esperada é da ordem de 50% para os híbridos e 70 % para os elétricos”. 

Outro projeto da Sabesp, que foi implantado na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), na cidade de Franca, no interior de São Paulo, é através do biogás, que é gerado no tratamento de esgoto e passa por uma remoção das impurezas, com umidade e aumento da concentração do metano. “O resultado é um combustível, o biometano, que é usado no lugar na gasolina, do álcool e do GNV (gás natural veicular). A ETE Franca trata em média 500 litros por segundo e produz em torno de 1.500 Nm³ por dia do combustível biometano. O combustível produzido nesta planta pode abastecer, em média, 375 veículos leves por dia. Atualmente apenas a Unidade de Negócio Pardo e Grande, na região do município de Franca, utiliza este combustível”, destacou a empresa.

Foto: Divulgação

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