Prefeitura abre discussão sobre novo plano viário para o Centro de Guarulhos

Assunto:Futura Mudança rua 7 de Setembro Local:Centro Data:04.04.2019 Foto:Sidnei Barros/PMG

A prefeitura irá levar para a Associação Comercial e Empresarial (ACE) propostas para elaborar um novo plano de Circulação Viária na Região Central do município. No evento, a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) convidará os comerciantes para dar sugestões que possam contribuir para o plano, que tem o objetivo de melhorar a circulação de pedestres nas ruas comerciais, priorizando o acesso à região por meio de transporte público.

Depois de o plano ser submetido aos comerciantes da região central, a ideia inicial é promover um período de testes e adaptações provavelmente no mês de maio, em data a ser definida. Caso as implementações sejam aprovadas pela maioria, o Plano de Circulação Viária no Centro Histórico da cidade poderá vir a ser implantado de forma definitiva, em diferentes fases com objetivo de causar o mínimo de impacto tanto aos comerciantes quanto aos motoristas que utilizam a região.

Em diversas cidades nos mais diferentes países do mundo, a circulação de automóveis é restrita em regiões comerciais. Em Guarulhos, importantes vias, como a rua Sete de Setembro, por exemplo, elas são usadas como eixos de deslocamento entre bairros, contribuindo para o aumento do tráfego e congestionamentos, o que – muitas vezes – colabora para afastar os potenciais clientes do comércio, devido à dificuldade para acessar as lojas.

Até poucos anos atrás, a rua Dom Pedro II era utilizada como corredor de ônibus, até que foi transformada em calçadão. Na ocasião, muitas pessoas criticavam a medida, apontando prejuízos ao comércio da via, o que não ocorreu. Ao contrário, com o fechamento para veículos, os pedestres tiveram muito mais espaço e conforto para acessar os estabelecimentos comerciais, contribuindo para a revitalização da via e até valorização dos imóveis.

- PUBLICIDADE -