Prefeitura protocola medida cautelar na Justiça para apurar incidente no aterro

Assunto: Remediador ambiental físico químico - Local: Aterro Sanitário, no Cabuçu Local: Aterro Sanitário, no Cabuçu Data: 11.01.2018 Foto: Fabio Nunes Teixeira

A Prefeitura de Guarulhos protocolou na 2ª Vara da Fazenda Pública uma medida cautelar para produção antecipada de provas para apurar as causas do deslocamento de solo no aterro sanitário do Cabuçu, no final do ano passado. A administração municipal informou que está no aguardo da designação de dia e horário para a realização de uma perícia judicial no local.

A medida cautelar se assemelha a um pedido de investigação e que poderá afastar a prefeitura de supostas acusações de omissão ou prevaricação, no caso do incidente.

O aterro sanitário do Cabuçu ainda está interditado para a disposição de resíduos, portanto a prefeitura informou em nota ao HOJE que “técnicos especializados continuam a realizar manutenção e monitoramento hídrico, geotécnico e da falta local, conforme determinação da Cetesb, além da pulverização para evitar dispersão de odores”.

Na semana passada, uma comissão de vereadores da Câmara Municipal realizou uma vistoria na área e recebeu da prefeitura informações sobre o que foi feito desde que ocorreu o deslocamento de solo.

“A Prefeitura contratou uma empresa com alto grau de expertise e de elevada capacitação técnica para a realização de uma retroanálise do desmoronamento. Durante este trabalho, estão sendo observadas informações relacionadas a dados técnicos, monitoramento, licenças e operação. Somente após esta ação, haverá a elaboração do laudo preliminar que determinará as medidas emergenciais a serem tomadas para solucionar o problema na área do aterro atingida”, informou.

Segundo a gestão Guti, ainda não existe previsão para a normalização da operação do aterro, pois isso “depende de inúmeros e complexos fatores, o que no momento impossibilita tal previsão”.

- PUBLICIDADE -