Exposição na estação Aeroporto da CPTM reúne esculturas da Igreja de Notre Dame e Coliseu de Roma

- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

No meio daquela pressa de quem passa pela estação Aeroporto da Linha-13 Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), as pessoas notam quatro esculturas expostas ao sair pelo esquerdo da estação sentido Terminal Taboão e também pelo lado direito, sentido ao Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos. Os trabalhos são réplicas em miniaturas da Igreja Notre Dame, de Paris, na França, além da Basílica de São Pedro, no Vaticano, do Coliseu de Roma e do Panteão Romano.

A exposição começou na estação no dia 2 deste mês e segue até o dia 2 de maio, quando deverá ser levada para a estação Guarulhos-Cecap, tendo previsão de ser exposta também na estação Engenheiro Goulart, todas da Linha-13 Jade. A escultura é feita de folha sulfite, papel machê e principalmente papelão, que compõe a maior parte do trabalho.

As esculturas são um trabalho dos artesãos Antônio Donizeti Vaz de Azevedo, 58 e Marly Akemi Soga Alves, 55, que levaram um ano para terminar o serviço. Azevedo elaborou o Coliseu e o Panteão, enquanto Marly fez a Notre Dame e a Basílica de São Pedro. “Nossa meta é conscientizar as pessoas sobre a reutilização do material reciclável”, afirmou Azevedo, que trabalha em um ateliê da prefeitura junto com Marly.

Já a artesã, destacou que as esculturas chegam a quase dois metros e que tentou chamar a atenção do público. “Realizamos o trabalho com um tamanho maior nas esculturas porque em uma vida muito corrida das pessoas, pensamos em chamar a atenção de quem passa diariamente pela estação”, asseverou.

Muitos usuários da linha também aprovaram a ideia do trabalho. “Foi muito bem escolhida colocar essa obra em plena Semana Santa. Está bem feito, é meio rústica e exprime bem o que significa o centro da Igreja Católica”, informou Sérgio Diniz, 72. Já o autônomo Nelson Barbosa da Silva, 48, revelou que ficou impressionado com as esculturas. “Ficou muito bonito, inclusive pelo formato. Esses artesãos estão apresentando um pouco do que é mundo para nós”, destacou Silva.

CPTM coloca cinco ‘pontos de selfies’ para amantes da aviação na estação Aeroporto

Para os amantes da aviação que adoram guardar uma bela recordação do aeroporto, a CPTM colocou pela estação Aeroporto cinco ‘pontos de selfies’, para as pessoas que desejam tirar fotos no local. Existem três pontos somente na plataforma 1, que possui uma excelente vista para a pista do aeroporto, lado inclusive onde os aviões aterrissam.

Os outros dois pontos para tirar uma foto são na saída da estação, no acesso ao Terminal 1 do aeroporto. Esses cinco espaços de fotografia estão na estação há um mês, que também conta com totens sobre a história da construção da Linha-13 Jade.

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -